Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Brasil 
BRASIL

APS conclui retomada do Porto de Itajaí e dobra movimentação em oito meses

 A Autoridade Portuária de Santos (APS) fará a transição da gestão do Porto de Itajaí para a Companhia Docas do Estado da Bahia (CODEBA) com a marca da retomada das operações portuárias desde janeiro deste ano e o fato de mais que dobrar a movimentação de cargas em relação a 2024.

O porto catarinense encerrou o período de janeiro a agosto de 2025 com movimentação 127% maior do que o total registado em todo o ano de 2024, segundo manifestação do próprio Ministério de Portos e Aeroportos (Mpor), que atribuiu à APS a missão de gerir Itajaí no início deste ano.

De acordo com dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), o Porto de Itajaí movimentou 2,5 milhões de toneladas entre janeiro e agosto, frente a 1,1 milhão de toneladas em 2024. O porto havia enfrentado um período de paralisação de um ano e meio, encerrado em 2023.

Além das medidas em curso para a modernização das operações portuárias, o Mpor apresentou nesta semana o cronograma de arrendamento definitivo do Porto de Itajaí e segue com o processo de criação da Companhia Docas de Santa Catarina, que assumirá a gestão do porto.

mais detalhes