Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Portugal 
PORTUGAL

Deputado brasileiro visita o Porto de Sines

O Porto de Sines recebeu, no dia 22 de Julho de 2011, a visita de Frederico Cantori Antunes, deputado à Assembleia Legislativa do Estado de Rio Grande do Sul, no Brasil. Esta visita teve como objectivo aprofundar o conhecimento do governante brasileiro sobre a principal infra-estrutura portuária portuguesa, uma vez que uma das áreas de trabalho do deputado estadual é, precisamente, o sector dos transportes.

Na comunicação apresentada destacou-se o papel que o Brasil tem vindo a adquirir na movimentação portuária em Sines, por um lado com o aumento da movimentação de crude, tendo aquele país, no ano passado, atingido a 4.ª posição no fornecimento deste produto à Refinaria de Sines, com mais de um milhão de toneladas, e por outro, o recente início do serviço regular no Terminal XXI, que liga semanalmente Sines a vários portos da costa brasileira. Segundo Frederico Cantori Antunes “a ligação do Rio Grande do Sul a Portugal, uma das principais portas de entrada da Europa, será instrumento fundamental para o desenvolvimento do transporte por navio”.

No fim da visita, o deputado estadual teve oportunidade de conhecer, em detalhe, todos os terminais portuários, com destaque para o Terminal XXI, onde verificou, no local, os elevados índices de produtividade desta infra-estrutura portuária que lhe permitiu, no primeiro semestre deste ano, atingir um crescimento de 23%.