Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
S. Tomé e Príncipe 
SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE

Cabo submarino já chegou ao vizinho Gabão

Grande festa foi organizada em Libreville, capital do Gabão, para assinalar a chegada do cabo submarino de fibra óptica que vai revolucionar o serviço das telecomunicações no país vizinho. Está prevista para o primeiro trimestre de 2012, a amarração do cabo submarino na ilha de São Tomé.

Leve-leve, como se diz em São Tomé e Príncipe, o cabo submarino está a contornar a África Ocidental. No passado dia 27 de Outubro, a capital gabonesa Libreville, celebrou a chegada do cabo submarino. A conexão da fibra óptica para Libreville vai ter lugar nos próximos dias, numa praia localizada na zona norte de Libreville.

O Governo do Presidente Aly Bongo, investiu 25 milhões de dólares, para arrastar o cabo submarino até o Gabão. A petrolífera Total Gabão e o Banco Mundial, são parceiros do Estado gabonês no grande projecto.

O cabo submarino que liga Europa à África, percorre 12 mil quilómetros ao longo do oceano Atlântico ligando vários países africanos a rede de alta velocidade das telecomunicações.

A ilha de São Tomé é um dos pontos de conexão. A Companhia São-tomense de Telecomunicações, já começou a preparar valas por orde os cabos de conexão deverão passar, para revolucionar a rede nacional de telecomunicações. Tudo indica que o cabo submarino deverá chegar ao país no primeiro trimestre de 2012.

A nível nacional o projecto é financiado pelo Banco Mundial, o Estado São-tomense e a Portugal Telecom, esta última por sinal parceira do Estado são-tomense na CST.

Pelo menos no Gabão as autoridades garantem que com a chegada do cabo submarino, o serviço Internet vai ser distribuído a todo o país e a preço acessível.

Para o Téla Nón e outros jornais digitais nacionais, a chegada do cabo submarino, poderá significar revolução a porta.

FONTE