Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Angola 
ANGOLA

Sonangol Logística inaugura Terminal Oceânico em Porto Amboim

As instalações do Terminal Oceânico do Porto Amboim (TOPA), com capacidade para armazenar 35.400 metros cúbicos de combustível, foram inauguradas esta sexta-feira, dia 2 de Dezembro, pelo presidente do Conselho de Administração da Sonangol, Manuel Vicente.

As obras de construção do espaço tiveram início em Novembro de 2007 e terminaram em princípios de Novembro deste ano, tendo estado a cargo de uma construtora argentina.

Tutelada pela Sonangol Logística, o TOPA tem como principal função receber os produtos derivados de petróleo provenientes da refinaria e do exterior, armazenar e expedir, sendo que, numa primeira fase, vai abastecer, além do Kwanza Sul, as províncias de Malanje e Kwanza Norte.

As instalações comportam um laboratório e sala de controlo operacional, uma bacia de nove tanques, uma rede armada de combate a incêndios com capacidade para 50 mil litros de água, um edifício de manutenção e armazém, sistema de tratamento e recuperação de água e uma área administrativa.

Na vertente técnico-profissional, a obra está equipada com tecnologia moderna e de qualidade e tem capacidade de armazenar 20.400 metros cúbicos (m3) de gasóleo, 12.000 m3 de gasolina e 3000 m3 de petróleo. Emprega 34 jovens angolanos.

Ao intervir no acto, Manuel Vicente afirmou que a obra é uma de muitas em rota de concretização, no quadro do plano directório de armazenagem, consubstanciado na criação de capacidade logística”.

“Não obstante a crise económica internacional, Angola continua e vai continuar a crescer. E nós temos de acompanhar este crescimento através da ampliação das infra- estruturas que possam suportar este ritmo agregado. A criação das capacidades logísticas é uma das condições básicas para o alcance deste fim” - frisou.

Acrescentou que o consumo de combustível e electricidade são dois indicadores fundamentais através dos quais se pode medir o nível de crescimento de qualquer país, daí que neste contexto a empresa tem a obrigação de estar afrente deste desafio.

Apelou aos trabalhadores a primarem pela preservação e manutenção das instalações e dos meios para o aumento da produtividade, promoção de desenvolvimento e crescimento, assim como geração de lucros para a empresa e um melhor serviço aos clientes.

Em representação do governador provincial do Kwanza Sul, Augusto Neto Sakongo, vice-governador para a área técnica e infra-estruturas, destacou o crescimento da província, em termos infraestruturais mormente no domínio da indústria.

Afirmou ainda que a obra vai satisfazer a grande demanda que se fazia sentir no sector na província, impulsionar o crescimento da economia local e gerar empregos para jovens.

Presenciaram a actividade membros do governo do Kwanza Sul, presidentes das comissões executivas das subsidiárias da Sonangol EP, funcionários seniores e intermédios, autoridades tradicionais e outros convidados.

fonte