Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Moçambique 
BACIA DO ROVUMA

Moçambique poderá exportar gás natural para a Índia

A Videocon Industries, uma companhia indiana que integra um consórcio que se encontra a fazer pesquisas de hidrocarbonetos na Bacia do Rovuma, província de Cabo Delgado, manifestou a sua intenção de comercializar na Índia a sua quota de gás natural explorado em Moçambique.

O referido consórcio integra a Anadarko (EUA), Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (Moçambique), Mitsui (Japão), Barat Petroleum (Índia), e Cove Energy (Grã-Bretanha).

Por isso, a Videocon Industries, citada hoje pelo jornal indiano “Financial Chronicle”, disse que deverá anunciar os seus planos para a comercialização de gás natural a 17 do corrente mês.

Venugopal Dhoot, presidente da Videocon Industries disse que “vamos trazer a nossa quota de gás natural do mega campo de gás natural para a Índia que será vendida localmente através de contractos de longo prazo”.

Prosseguindo, ele disse que mais pormenores serão decididos pelos parceiros do consórcio a 17 de Janeiro corrente.

A Videocon Industries possui 10 por cento das acções no consórcio.

Refira-se que a 5 de Outubro de 2011, a Anadarko, maior accionista, e o governo moçambicano anunciaram a descoberta de depósitos de gás natural contendo 10 triliões de pés cúbicos de gás natural no furo de avaliação designado Camarão, aberto no âmbito das actividades de pesquisa em curso na Bacia do Rovuma.

Nos finais de Novembro, a Anadarko elevou as suas reservas de gás natural de 10 triliões para 15 – 30 triliões de pés cúbicos de gás natural recuperável.

Nos últimos anos, Moçambique tem sido destino privilegiado de grandes companhias que investem em actividades de pesquisa de petróleo e gás em várias regiões, com destaque para a Bacia do Rovuma.

fonte