Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Notícias 

Chineses compram fabricante italiano de iates de luxo

Um consórcio chinês vai comprar 75 por cento do capital da Ferretti, fabricante italiano de iates de luxo, por 374 milhões de euros, anunciou a agência noticiosa oficial chinesa.

A compra foi acordada em Jinan, capital da província de Shandong, no leste da China, entre o Weichai Holding Group Co. Ltd e o Ferretti Group, que se encontra «em fase de reestruturação».

O presidente da Weichai, Tan Xuguang, disse que «a indústria de iates é um dos objectivos estratégicos» da sua empresa para os próximos cinco anos, qualificando a Ferretti como «um valioso parceiro».

Segundo o empresário chinês, a entrada do Weichai Holding Group na Ferrett permitirá à empresa italiana «reduzir as suas dividas para 110 milhões de euros».

O Ferretti Group é considerado uma empresa líder na construção e design de iates.

«A cooperação com o Grupo Weichai ajudará a Ferretti a entrar nos mercados emergentes e melhorar a sua competitividade global em termos de custos de produção, assistência e força financeira», afirmou Tan Xuguang.

Há dois anos, aquele consórcio chinês comprou o fabricante francês de motores e caixas de velocidade Moteurs Bauduin SA.

As importações chinesas de iates em 2010 triplicaram em relação a 2009 e deverão manter «um elevado crescimento nos próximos cinco a dez anos», disse a agencia noticiosa oficial chinesa.

fonte