Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Brasil 

Porto do Rio Grande integra cooperação humanitária do Brasil

O Porto do Rio Grande deve receber, esta semana, os navios que irão transportar as doações de alimentos do Governo Federal em carácter de cooperação humanitária. O navio MV Baltic Carrier, com destino à Etiópia, deve atracar até 17 de Janeiro. Já o navio MV Genius Star, com destino ao Quénia, tem chegada prevista ao Rio Grande para o período entre 12 e 15 de Janeiro.

Em 20 de junho de 2011, a Presidente Dilma Rousseff sancionou a Lei 12.429 que autoriza o Poder Executivo a doar estoques públicos de alimentos para assistência humanitária internacional, por meio do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (PMA), a países em insegurança alimentar e nutricional.

Para atender aos compromissos da parte brasileira, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, por meio da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) e em parceria com o Porto de Rio Grande, realizará embarques de carregamentos diversos.

O Superintendente do porto, Dirceu Lopes, destaca a importância do embarque no porto gaúcho. “O Porto do Rio Grande integra-se à cooperação humanitária realizada pela Presidência da República, o que reforça o seu compromisso não apenas com a atividade comercial, mas também com a ajuda ao desenvolvimento social”, disse.