Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Portugal 

Angola e Portugal querem reforçar relações comerciais e empresariais

Os governos de Angola e Portugal pretendem incentivar as relações comerciais e empresariais entre os dois países. O objectivo foi exposto durante conferência de imprensa realizada segunda-feira, na capital portuguesa, pelos ministros da Economia de Angola e de Portugal, Abraão Gourgel e Álvaro Santos Pereira.

O Estado português vai apoiar mais de vinte missões empresariais de Portugal a Angola neste ano de 2012, revelou Álvaro Santos Pereira.

"As relações económicas entre Portugal e Angola vivem agora os seus melhores momentos", disse o ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, citado pelo Negócios Online. De acordo com o ministro, que participou de um jantar organizado pela Câmara de Comércio e Indústria Portugal Angola, há sete mil empresas portuguesas presentes em Angola.

Em Portugal, "estamos a desenvolver uma agenda de reformas estruturais" para relançar a economia portuguesa, disse.

Nesta deslocação a Lisboa, o ministro angolano destacou o objectivo de acolher empresas portuguesas que enfrentam dificuldades de tesouraria devido à crise, mas que ainda têm potencial tecnológico. Trata-se, disse Abraão Gourgel da "trasladação de ativos de empresas que em Portugal já não possam funcionar em pleno".

Gourgel quer "numa discussão aberta com o serviço de imigração, encontrar um mecanismo de migração seletiva" de empreendedores, detentores de tecnologia e conhecimento e também de capital.

Agricultura, pecuária, pescas, materiais de construção, serviços de apoio ao setor industrial e aos setores da indústria transformadora e mineira são consideradas áreas prioritárias pelo governo angolano.

fonte