Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
GEO 

Os melhores lugares para assistir ās luzes da aurora boreal

A notícia de que o fenómeno conhecido como Aurora Borea foi um dos mais intensos dos últimos anos, acendeu a curiosidade de vários turistas pelo mundo. A Noruega, por exemplo, tem os seus vilarejos ao norte cada vez mais famosos por conta das tempestades solares que causam as luzes. Estima-se que o espectáculo desse ano foi o mais forte nos últimos seis.

O fenómeno natural é causado pelos ventos solares, que ao se chocarem com o campo magnético da Terra, acabam criando as luzes em tonalidades de verde, amarelo, vermelho e violeta. A causa desses ventos são as explosões solares, comuns no grande astro. A cada 11 anos, elas se tornam mais intensas. Os cientistas estimam que esse novo ciclo deverá atingir seu ápice em 2012 e 2013 ¿ por isso as luzes foram tão intensas este ano.

A intensidade foi tão forte que as luzes mágicas iluminaram o céu e puderam ser vistas inclusive na Inglaterra, Irlanda e Escócia, onde raramente é possível observá-las. Normalmente, o fenômeno é visto nos pólos do planeta, sendo chamado de Aurora Austral no Pólo Sul e Aurora Boreal (ou Luzes do Norte) no Pólo Norte.

As melhores regiões para se ver as luzes, portanto, ficam próximas ao pólo. Países como Canadá, Estados Unidos (Alaska), Finlândia, Rússia e Noruega são muito conhecidos por receberam turistas em busca desses espetáculo da natureza.

fonte