Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
APLOP em foco 
COMEÇA HOJE, NO RIO DE JANEIRO

Congresso Intercalar da Associação dos Portos de Língua Oficial Portuguesa

Tem início hoje, 5 de Março, no edifício da Alfândega do Porto, no Rio de Janeiro, o Congresso Intercalar da Associação dos Portos de Língua Oficial Portuguesa (APLOP).

Organizado por esta associação, com a colaboração da Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), a magna reunião tem por objectivo discutir inovações tecnológicas e propostas de reformulação dos portos do espaço da lusofonia, tornando possível a troca de informações e experiências entre profissionais do sector portuário.

Para além dos representantes da administração portuária anfitriã e dos restantes portos brasileiros, estarão presentes delegações ao mais alto nível das outras administrações portuárias associadas da APLOP (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e S. Tomé e Príncipe).

Aguarda-se com expectativa a adesão de várias administrações portuárias brasileiras à APLOP, constituindo esse facto um dos pontos altos a marcar o congresso intercalar, na sequência de contactos estabelecidos pela presidência da APLOP com presidentes e representantes da CODESP (porto de Santos), CODESA (porto de Vitória), CODEBA (portos de Salvador, Aratu e Ilhéus), CODERN (portos de Natal, Areia Branca e Maceió), CDC ( porto de Fortaleza),CDP (portos de Belém, Vila do Conde, Miramar, Santarém, Outeiro, Óbidos, Itaituba e Altamira), APPA ( porto de Paranaguá e Antonina), Administração do Porto de São Francisco do Sul, Superintendência do Porto de Rio Grande, e Companhia Docas do Porto de São Sebastião.

A importância da adesão de mais administrações portuárias do Brasil foi sublinhada pelos participantes no do IV Encontro de Portos da CPLP, realizado na cidade cabo-verdiana do Mindelo, em Novembro de 2011.

A CDRJ – Companhia Docas do Rio de Janeiro e anfitriã do congresso, é membro fundador da APLOP. Em Dezembro do ano passado, Antonio Ayres dos Santos Júnior, Superintendente do Porto de Itajaí, assinou também o Termo de Adesão à Associação dos Portos de Língua Oficial Portuguesa.

Encontra todos os detalhes referentes à constituição, estatutos, objectivos e associados da APLOP, aqui.

Notícias, fotografias e vídeos do IV Encontro de Portos da CPLP disponíveis aqui.