Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
APLOP em foco 

Porto de Itajaí representado no Congresso Intercalar dos Portos da CPLP

O superintendente do Porto de Itajaí, Antonio Ayres dos Santos Júnior participou no Congresso Intercalar dos Portos da CPLP. Ayres foi um dos apresentadores do painel “As rotas fluviais como plano de desenvolvimento”. Na sua apresentação o superintendente do Porto de Itajaí apresentou o projecto da Hidrovia do Itajaí-Açu.

VEJA O FICHEIRO POWERPOINT DE SUPORTE À INTERVENÇÃO

O congresso foi promovido pela Associação dos Portos de Língua Portuguesa (APLOP) e pela Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), com o objetivo de discutir inovações tecnológicas e propostas de reformulação dos portos, tornando possível a troca de informações e experiências entre profissionais do setor portuário.

A Hidrovia do Itajaí-Açu é uma rota de navegação fluvial entre Itajaí e Blumenau que poderá ser facilmente criada, iniciando pela inclusão do trecho de 10 quilômetros a montante do Porto de Itajaí nas rotas oficiais de navegação. Segundo Ayres, esse trecho já apresenta condições técnicas de operação – profundidades adequadas à proposta e sinalização náutica em fase final de implantação – e já é explorado por terminais instalados às margens do rio. "Porém, precisamos, no primeiro momento, oficializar essa hidrovia", diz o superintendente.

Já a segunda etapa do projeto prevê, em médio prazo, a adequação do restante da rota, ligando Blumenau a Itajaí. A Associação dos Usuários da Hidrovia do Rio Itajaí-Açu (ASSUHI) é parceira no pleito e o estudo inicial foi desenvolvido pelo hidrógrafo e oceanógrafo, capitão de Mar e Guerra Alberto Pedrassani Costa Neves.

O Congresso – Durante os dois dias de congresso foram abordados assuntos sobre segurança, dragagem, meio ambiente, porto-cidade, Mercosul, hidrovias, portos de transbordo, de enlace e cabotagem, automação e receita federal, por meio de painéis, palestras e workshops. Entre as principais palestras e painéis programados para o evento destacam-se “O Mercosul e sua abertura rumo a outras regiões do mundo”, “As rotas fluviais como plano de desenvolvimento”, “As vantagens do transporte marítimo de curta distância – short sea shipping” e Simplificação de procedimentos e novas tecnologias na segurança e competitividade dos portos”.

APLOP – O Porto de Itajaí passou a fazer parte da Associação dos Portos de Língua Portuguesa (APLOP) em 2011. A Associação foi criada para aumentar as trocas comerciais e reforçar laços de cooperação entre os portos situados em países que falam o idioma português.

O superintendente do Porto de Itajaí destaca a importância da adesão à associação, uma vez que a APLOP possibilitará mais possibilidades de intercâmbio técnico e comercial do Porto de Itajaí com os portos europeus e africanos, em países de língua portuguesa.

“Também nos possibilitará o acesso ao know-how dos portugueses, que têm tradição e cultura seculares na navegação, além de nos abrir portas de entrada na Europa e África por portos de países lusófonos, assim como uma maior penetração nos portos da costa africana, principalmente agora que os países de Angola e Moçambique são duas economias emergentes na África”, explica Ayres.

fonte