Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Portugal 

Trocas comerciais com Angola favoráveis a Portugal

Angola foi o país com quem Portugal registou, em 2011, o maior excedente comercial e a Espanha aquele com quem teve o maior défice, revelam dados divulgados, em Lisboa, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Em 2011, o saldo da balança comercial de bens entre Portugal e Angola foi positivo em 1.159 milhões de euros. Já em 2010, Angola foi o parceiro mais vantajoso para o comércio português, tendo proporcionado um excedente de 1.351 milhões de euros.

A quebra registada, garante o INE, ficou a dever-se quase exclusivamente ao agravamento no saldo das trocas de combustíveis. O segundo maior excedente de Portugal é com a França, 1.132 milhões de euros, seguindo-se a esses dois países os Estados Unidos, com 400 milhões de euros.

Do lado negativo, quase metade do défice comercial português é explicado pelas relações comerciais com a Espanha, que somaram 7.717 milhões de euros.

Outros países com os quais Portugal tem défices comerciais relevantes são a Itália (1.535 milhões de euros), Nigéria (1.452 milhões de euros – as exportações portuguesas para a Nigéria são quase residuais, mas as importações, sobretudo de petróleo, são substanciais) e a Alemanha, que atinde 1.368 milhões de euros.

A produção industrial na União Europeia (UE) e na Zona Euro registou um avanço de 0,2 por cento em Janeiro em relação ao mês anterior, com Portugal a subir acima da média comunitária, mostram dados do Eurostat.
O avanço de Portugal no indicador foi de 1,2 por cento na comparação mensal entre Dezembro de 2011 e o primeiro mês deste ano, revelam os números divulgados pelo gabinete de estatísticas da União Europeia.

Na análise anual, entre Janeiro de 2011 e 2012, o cenário não é positivo: a UE caiu 1 por cento e a Zona Euro 1,2 por cento, com Portugal a situar-se abaixo da média, registando uma descida de 4 por cento no indicador.

fonte