Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Cruzeiros 

Brasil vai monitorizar cruzeiros

Com o crescimento de cruzeiros no Brasil, um novo sistema para monitoramento de navios na costa brasileira deve ser criado e começar a funcionar já na próxima temporada de cruzeiros, entre o fim deste ano e o começo de 2013. O projecto vai permitir uma integração entre os órgãos que actuam neste ramo, como o Ministério do Turismo, a Capitania dos Portos e a Polícia Federal.

De acordo com Ricardo Moesch, diretor de Articulação, Estruturação e Ordenamento Turístico do Ministério do Turismo, o sistema obriga as empresas de cruzeiros a informarem as intenções das rotas e tudo o que acontecer no percurso. “Isso nos dá condições de antecipar eventuais problemas e dá subsídios para outros órgãos como a Anvisa e a Polícia Federal, que também atuam na fiscalização e navios”.

Chamado Torre de Controle, o novo sistema – uma sala de situação que concentrará as informações de todos os transatlânticos que estiverem na costa – permitirá que a escala das embarcações seja programada de acordo com a infraestrutura portuária de cada local a ser visitado. Aprovado na reunião do Grupo de Trabalho de Turismo Náutico (GT Náutico) realizada na semana passada em Brasília, o projeto conta com o apoio da Abremar (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos).

Moesch explica que o sistema já existe em outros países, mas é inédito no Brasil. Ainda não há uma previsão de quanto ele irá custar.

Atualmente, segundo Moesch, o Ministério do Turismo recebe das empresas uma previsão de escalas e roteiros dos cruzeiros, uma determinação da Lei do Turismo, por meio do decreto 7.381, de dezembro de 2010. “Já recebemos essa previsão, mas com o sistema seremos avisados de toda a movimentação do navio e os outros órgãos saberão de um acidente, por exemplo, imediatamente.”

fonte