BENGUELA, ANGOLA Ministro entrega embarcações a pescadores artesanais
Dezasseis pescadores artesanais organizados numa cooperativa, na povoação da Caota, em Benguela, beneficiaram esta semana de quatro embarcações a motor, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural e Combate à Pobreza.
As embarcações, entregues pelo ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, Afonso Pedro Canga, no âmbito da visita à província de Benguela, têm seis metros de largura, motores de 40 cavalos e capacidade de conservar uma tonelada e meia de pescado congelado, cada.
Além disso, o ministro Afonso Pedro Canga procedeu à inauguração de uma ponte cais para apoio às embarcações que transportam o pescado.
Falando à imprensa, o governante afirmou que a entrega das embarcações é a demonstração do apoio que o Executivo tem dado neste momento aos pescadores, com vista ao aumento dos níveis de captura do pescado.
Deu conta da existência de um programa de crédito destinado aos empreendedores, como pescadores artesanais, industriais e semi-industriais.
Disse ainda que a ponte cais na povoação da Caota vai ajudar os pescadores artesanais na descarga do pescado, através das embarcações concedidas pelo Executivo.
Por sua vez, o representante da cooperativa dos pescadores da Caota, Joaquim Pereira, salientou que a actividade pesqueira vai decorrer agora em melhores condições.
Acrescentou que as capturas vão concentrar-se na Lucira, tendo em conta a abundância de peixe naquela zona mais a Sul de Benguela.
Notou que antes os pescadores capturavam o peixe por meio de redes, mas agora, com as embarcações a motor, estão criadas as condições para o aumento substancial do pescado, o que vai gerar rendimentos para melhorar a vida dos marinheiros.
fonte
|