Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Ambiente 

África conta com enorme reservatório de água

Em África, onde existem mais de 300 milhões de pessoas sem acesso à água potável, os aquíferos são a maior fonte de água para beber.
O continente africano tem 100 vezes mais água debaixo do solo, armazenada em aquíferos, do que à superfície, revela o primeiro estudo que fez mapas dos recursos hídricos subterrâneos de África, publicado sexta-feira última na revista “Environmental Research Letters”.

O volume de água nos aquíferos é estimado em 0,66 milhões quilómetros cúbicos, mais de 100 vezes os recursos à superfície e 20 vezes mais do que a água armazenada nos lagos africanos, dizem os investigadores do Serviço geológico britânico (BGS, sigla em inglês) e do Departamento de Geografia da Universidade College London (UCL).

As maiores reservas de água encontram-se nos aquíferos do Norte de África, como a Líbia, Argélia, Egipto e Sudão. “Muitos destes aquíferos do Sahara não são recarregados, mas foram-no há mais de 5 000 anos, quando o clima na região era mais húmido”, escrevem os autores do artigo.

Em África, onde existem mais de 300 milhões de pessoas sem acesso à água potável, os aquíferos são a maior fonte de água para beber.

“Apesar disso, existe pouca informação quantitativa sobre os recursos subterrâneos e estes são omitidos das avaliações sobre a disponibilidade de água potável”, realçam os autores no artigo.

fonte