SUGESTÃO DE LEITURA «A Geometria dos Mares»
O livro “A Geometria dos Mares” (Ciência Moderna), tem como fio narrativo diálogos entre uma criança e seu tio, enquanto viajam num transatlântico, transmitindo noções de geometria dos espaços curvos aplicadas à navegação.
A ideia original e o primeiro esboço do livro, concebido no formato de um thriller, foram do professor Scipione Di Pierro Netto, que convidou Coutinho para se integrar ao projecto por causa da sua especialização no assunto – ele é mestre em matemática, viajou pelo mundo como oficial e ensinou navegação astrónoma na Escola da Marinha Mercante. “Escrevendo de forma romanceada, estimulo o gosto das pessoas pelo assunto”, diz o autor, que já explorou o género de suspense em “Matemática & Mistério em Baker Street”.
Em suas longas travessias, o falcão busca o caminho mais curto: o círculo máximo, que é o maior círculo que se pode traçar numa superfície esférica. O mesmo procedimento, em geral, adotam os navios nas suas grandes travessias oceânicas. Este livro fala de uma dessas travessias, no luxuoso transatlântico Castel-Nuovo.
O garoto Gabriel, marinheiro de primeira viagem, e seu tio Anacleto estão entre os passageiros. Preocupado com a segurança no mar, Gabriel recorre ao imediato para dissipar seus medos. E é dentro de um clima de perguntas e respostas que a narrativa se desenvolve oferecendo muitas surpresas.
Os fatos ligados à conquista dos mares, o linguajar marinheiro com suas peculiaridades, as surpreendentes verdades da geometria dos mares, expostas de maneira atraente e acessíveis a todos os leitores, fazem deste livro um thriller ambientado nas ciências náuticas.
|