Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Cabo Verde 
CABO VERDE

Agentes ligados à pesca na Brava debatem impactos dos acordos do comércio internacional

"A Pesca e Modernização: os acordos do comércio internacional e seus impactos sobre os profissionais da pesca" foi tema de uma sessão realizada na Furna pela ROPA e dirigida aos agentes ligados à pesca na ilha Brava.

Segundo a correspondente nacional da Rede das Organizações Profissionais da Pesca Artesanal (ROPA-CV), Irani Pereira,a sessão teve como objectivo passar informações aos pescadores, peixeiras e transformadoras da área para melhor os capacitar.

De acordo com aquela responsável, conhecendo melhor os acordos do comércio internacional e seus impactos sobre os profissionais da pesca, estes vão estar melhor preparados para realizarem as suas actividades.

Participaram no encontro 21 pessoas ligadas à área das pescas na Brava e representantes de associações do Sal que trabalham com peixeiras, da Associação de Pescadores de São Vicente e da Associação de Pescadores de Rincão, em Santa Catarina.

Irani Pereira explicou que este tema já tinha sido socializado em Outubro de 2011, na Cidade da Praia, numa formação com participantes de Cabo Verde e da Guiné-Bissau onde ficou decidido a realização de uma "sessão de restituição pelos líderes cabo-verdianos na ilha Brava".

Esta actividade foi desenvolvida pela ROPA-CV e pela Associação do Oeste Africano para o Desenvolvimento da Pesca Artesanal que desde há três anos vem organizando acções para desenvolvimento sustentável da pesca artesanal em todo o arquipélago.

A próxima formação, dedicada à conservação do pescado, esta prevista para este mês de Junho na Guiné-Bissau e vai contar com a participação de três líderes da área das pescas de Cabo Verde.

fonte