Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Associativismo 
CPLP

Responsáveis pela cooperação fazem balanço «muito positivo» dos dois últimos anos

Responsáveis pela cooperação na Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) fizeram sábado, em Maputo, um balanço "muito positivo" dos dois últimos anos, concluindo que os projetos e acções "estão no bom caminho".

"Angola cumpriu com aquilo que estava planeado no seu programa de presidência", disse o angolano Francisco Encoge, coordenador da reunião de pontos focais de cooperação, que esta manhã terminou na capital moçambicana, no âmbito da cimeira de chefes de Estado e de Governo que se realiza no dia 20 em Maputo.

Também o director-geral da CPLP, o guineense Hélder Vaz chegou a idêntica conclusão, considerando como "de excelência" a presidência angolana.

"Foi uma presidência caracterizada pela amplitude da sua acção e profundidade", disse Vaz, numa conferência de imprensa, após uma reunião, iniciada na sexta-feira, que avaliou o grau de execução dos projectos de cooperação na CPLP.

No encontro foi decidido criar um secretariado técnico permanente, que irá coordenar as acções no intervalo das reuniões ordinárias dos pontos focais de cooperação.

O até agora coordenador do sector, Francisco Encoge, rejeitou que a situação na Guiné-Bissau, sob um governo, saído de um golpe de Estado, não reconhecido pela CPLP, tenha afectado a execução de projectos de cooperação naquele país.

"Não afectou. Todos os projectos e acções pontuais estão em execução e não sentimos que haja qualquuer inquietação com isso", disse.

fonte