Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Brasil 
BRASIL

Itajaí quer ultrapassar marca de 1 milhão de Teus

No período compreendido entre junho de 2011 e junho deste ano o complexo portuário do Itajaí operou mais de 1 milhão de Teus (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés): passaram pelo Porto de Itajaí e demais terminais que compõem o complexo 1,08 milhão de Teus, mantendo-se um equilíbrio em relação ao período maio/2011 a maio/2012, quando foram movimentados praticamente os mesmos volumes.

Entre janeiro e junho deste ano, o Complexo do Itajaí movimentou 490,93 mil Teus, com 4,81 milhões de toneladas. A movimentação registrada no primeiro semestre de 2012 apresentou um moderado crescimento com relação ao igual período do ano passado, quando passaram pelo complexo 481,83 mil Teus, com4,53 milhões de toneladas.

“Com os avanços verificados, mesmo que moderados, ainda mantemos nossa meta de chegarmos ao final do ano com 1 milhão de Teus operados, somente no ano de 2012, uma vez que continuamos em ritmo crescente, enquanto muitos outros portos brasileiros já apresentam decréscimo em suas operações com cargas conteinerizadas”, explica Antonio Ayres dos Santos Júnior, superintendente do Porto de Itajaí.

Com relação ao fluxo das cargas, as importações e exportações estão equilibradas, o que indica que a valorização da moeda norte-americana ainda não impactou, nem positiva, nem negativamente nas operações portuária do Complexo do Itajaí. Impacto que poderá ocorrer no segundo semestre, com crescimento nos embarques e retração nas importações.

fonte