Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Pescas 
PRODUTOS DO MAR

Exportações africanas avaliadas em 4 biliões/USD

ÁFRICA exporta produtos do mar cifrados em mais de quatro biliões de dólares por ano, indica um documento de base da 8ª Conferência para o Desenvolvimento de África.

Segundo este documento, "desde 1985, África teria exportado anualmente produtos do mar estimados em quatro biliões e 400 milhões de dólares americanos, contra apenas 680 milhões de dólares americanos das importações de peixe por ano".

As exportações de produtos do mar de África representam quase 20 porcento das exportações agrícolas totais do continente, indica o documento.

A procura de produtos marinhos não pára de aumentar à escala mundial, uma vez que o comércio internacional dos mesmos ultrapassou o de numerosos produtos agrícolas. A título de exemplo, este comércio foi de 5 porcento para arroz contra 30 porcento para produtos do mar, segundo o texto.

De acordo com a mesma fonte, a pesca e a aquacultura desempenham um papel muito importante na garantia da segurança alimentar e nutricional fornecendo anualmente à população mundial cerca de 150 milhões de toneladas de proteínas de peixe.

Por outro lado, os sectores pesqueiros e da aquacultura garantem a dezenas de milhões de trabalhadores rendimentos que lhes permitem beneficiar da segurança alimentar e nutricional.

Apesar do consumo de peixes por habitante em África representar apenas cerca da metade da média mundial de mais de 16 quilogramas por pessoa, o nível de consumo é elevado nos países como o Gana, a Gâmbia, a Serra Leoa, a Nigéria e nalgumas regiões da África do Sul, lê-se no comunicado.

O 8º Fórum para o Desenvolvimento da África (ADF-VIII) abriu na última segunda-feira à noite em Addis Abeba sob o lema "Gestão e Mobilização dos Recursos Naturais ao Serviço do Desenvolvimento de África".
Grande reunião bienal da Comissão Económica para a África (CEA), o evento é um quadro multipartido de debates e de discussões que visa o lançamento de estratégias concretas a favor do desenvolvimento continente com vista a estabelecer uma agenda para o desenvolvimento pilotado pela África, baseado no consenso e em programas específicos a implementar.

fonte