Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Brasil 
BRASIL

Paraguai quadruplica volume exportado pelo Porto de Paranaguá

Este ano, mais de 5,2 mil vagões com soja, milho e farelo do Paraguai descarregaram no Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá. Comparado à quantidade liberada no ano passado - 1,2 mil vagões -, este número é mais de quatro vezes maior. Pelo modal ferroviário, o país descarregou, de janeiro a setembro, mais de 312 mil toneladas de grãos – 390% a mais que em 2011, com pouco mais de 63 mil toneladas.

O principal produto que o Paraguai exporta, pelo Porto de Paranaguá, é a soja. Este ano, de janeiro a setembro, foram quase quatro mil vagões carregados com mais de 234 mil toneladas do produto. No ano passado, foram apenas 394 vagões e 21 mil toneladas do grão.

O aumento na exportação de grãos do Paraguai vem de encontro à expectativa da Appa que, em 2011, retomou o embarque dos produtos do país vizinho. Durante pelo menos oito anos, o Porto – que era quase que exclusivamente a alternativa de escoamento de safra - ficou sem escoar a produção paraguaia devido às dificuldades impostas aos exportadores paraguaios e políticas públicas que inviabilizavam os negócios.

“Atualmente, encontrando um porto muito mais aberto para o diálogo, o Paraguai retomado a confiança em Paranaguá”, afirma o superintendente da Appa, Luiz Henrique Dividino.

Outros grãos – De milho, em 2012, já foram 933 vagões carregados com 60,5 mil toneladas a descarregar em Paranaguá. Em 2011, foram apenas 174 vagões e 10 mil toneladas do produto vindo do Paraguai.

Este ano, porém, o Paraguai descarregou menos farelo de soja, em Paranaguá. Foram apenas 309 vagões, pouco mais de 17 mil toneladas. Em 2011, foram 677 vagões carregados com 32,4 mil toneladas do produto.