Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Ambiente 
DE 16 A 23 DE NOVEMBRO 2012

23ª Campanha Coastwatch: «Repensar o Litoral»

De 16 de Novembro de 2012 a 21 de Março de 2013 decorre a 23ª Campanha Coastwatch: "Repensar o Litoral", uma iniciativa do GEOTA-Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente.

"O objectivo desta campanha Coastwatch é alertar para a responsabilidade de todos em participar, de forma activa, no desenvolvimento sustentável das diferentes áreas costeiras de Portugal", explicam os organizadores.

"O Coastwatch enquanto projecto de educação ambiental para a sustentabilidade visa sensibilizar os participantes para a necessidade de se conhecer toda a faixa costeira, o que por sua vez significa consciencializar as pessoas do declínio generalizado dos ecossistemas, bem como a degradação do ambiente litoral em geral. Pretende-se uma mudança de comportamentos das populações e uma melhoria qualitativa do exercício da cidadania, formando “adultos” mais preocupados e conscientes".

O Coastwatch é um projecto europeu que promove a caracterização ambiental da faixa costeira, em blocos de 5km, através do preenchimento de um questionário por cada troço de 500m. Nasceu na Irlanda em 1988 e desenvolve-se em 23 países europeus.

FONTE