Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Portugal 

Portugal apresenta em São Paulo o seu «novo» visto para empresários

O Governo luso quer atrair mais investimento externo e para isso procurará facilitar a atribuição de autorizações de residência. A nova regulamentação será apresentada aos empresários brasileiros esta terça-feira.

O Consulado de Portugal em São Paulo apresentará aos empresários brasileiros esta terça-feira, 13 de novembro, a nova autorização especial de residência que o Governo luso criou para empresários e investidores que apostem na economia portuguesa.

No encontro, agendado para as 10h, serão apresentadas as condições deste novo regime para residência em Portugal, criado para investidores e empresários com interesse em investir no país. O Governo português já se referiu à nova autorização como um "visto gold".

Estarão no evento representantes da FIESP - Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (Aicep) e da Câmara Portuguesa de Comércio, entre outras entidades empresariais.

O regime criado pelo Governo português atribui a autorização especial de residência a empresários estrangeiros que transfiram para Portugal pelo menos um milhão de euros ou que criem pelo menos 30 postos de trabalho no país. A mesma autorização especial também é válida para investidores que adquiram imóveis em Portugal de valor superior a 500 mil euros.

Ministro Paulo Portas defende trânsito rápido na CPLP

O ministro português dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, tem sido um dos maiores entusiastas da diplomacia económica e da agilização da burocracia para com novos investidores em Portugal. Num discurso terça-feira, em Leiria, na região Centro do país, o governante foi mais longe.

"Hoje, muitos países pedem a Angola para fazerem com o seu país um acordo de vistos semelhante ao que existe com Portugal. Nós queremos ir mais longe. Queremos que os empresários tenham um trânsito rápido no mundo CPLP", declarou Paulo Portas numa conferência promovida pela Aicep.

O ministro admitiu que "isto não se faz de um dia para o outro", uma vez que "é preciso convencer um conjunto de países e persuadi-los de que todos têm vantagem nesta circulação mais rápida e neste tratamento mais eficiente do mundo empresarial, do ponto de vista dos vistos".

Ainda assim, Portas disse estar "bastante contente pelos primeiros sinais muito interessantes" após a criação "dos chamados 'vistos gold'", que, frisou, "vão ser um sucesso em Portugal", seguindo uma estratégia de "ligar a política de vistos com investimentos em Portugal".

fonte