Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
APLOP em foco 
JORGE LUIZ DE MELLO NO VI CONGRESSO DA APLOP:

Porto do Rio terá dois quilómetros de cais contínuo no terminal de contentores

O presidente da Companhia Docas do Rio de Janeiro, Jorge Luiz de Mello, marcou presença, enquanto orador, no painel sobre os projetos em desenvolvimento e a logística nos portos da CPLP do VI Congresso dos Portos de Língua Portuguesa.

Na sua intervenção, centrada no projecto re revitalização do porto do Rio de Janeiro, Jorge Luiz de Mello começou por referir que o setor portuário representa um “grande desafio” para o Brasil, porque, em quatro anos, “a carteira comercial do país cresceu cinco vezes e 90% dos fluxos comerciais do Brasil fazem-se pelo transporte marítimo”.

VEJA O VÍDEO DA CARGO

“Se num primeiro momento, aumentámos os volumes, agora estamos a pautar os regulamentos para aumentar a atividade portuária”, referiu o responsável da Companhia Docas do Rio de Janeiro, que administra quatro portos: Rio de Janeiro, Angra, Itaguaí e Niterói.

Sobre o porto do Rio, recordou que tem “vantagens e prejuízos por estar dentro da cidade, tal como o porto de Lisboa”, salientando que “é o porto brasileiro com produtos de maior valor”. Com o projeto de revitalização, ficará dotado, por exemplo, de “praticamente dois quilómetros de cais contínuo no terminal de contentores” e pronto a responder à crescente procura.

No final da sua intervenção, o responsável da Companhia Docas do Rio de Janeiro concedeu uma entrevista à CARGO Vídeos onde resumiu as obras do projeto de revitalização e antecipou um futuro cheio de desafios para o setor portuário, agora que se aproximam os Jogos Olímpicos e o Mundial de Futebol.