Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
APLOP em foco 
VALDEMIRO TOLENTINO:

Enapor prevê resultados na movimentação de carga semelhantes aos de 2011

Valdemiro Tolentino, administrador da Enapor de Cabo Verde, foi uma das presenças de destaque no VI Congresso dos Portos de Língua Portuguesa. O administrador da gestora dos portos cabo-verdianos participou num painel sobre o mercado do turismo de cruzeiros, mas no final acedeu a falar à CARGO sobre a atualidade dos portos geridos pela Enapor ao nível da movimentação de mercadorias.

VEJA O VÍDEO COM A ENTREVISTA

"O movimento de mercadorias está estabilizado”, começou por referir, lembrando o “crescimento firme até 2008” seguido de “uma pequena quebra em 2009”. Para este ano, a previsão é de que os números se assemelhem aos de 2011.

Relativamente à cooperação com Portugal, Valdemiro Tolentino recordou que o “programa de expansão e modernizaçao dos portos contou com uma linha de crédito de Portugal no valor de 200 milhões de euros", antes de abordar a implementação da JUP em Cabo Verde: "Vamos utilizar o modelo português da Janela Única Portuária. Fizemos um contrato no ano passado com a Indra e estamos em implementação pelo que deve entrar em utilização já no mês de janeiro. Temos 21 de janeiro como data para o projeto entrar em produção".

Sobre a ligação dos portos de Cabo Verde aos restantes países da CPLP, enalteceu a ligação marítima com o Brasil, entre a região do Ceará e São Vicente e o seu potencial para, através do transbordo, fomentar também ligações com outros países africanos.