Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
APLOP em foco 
POR LUÍS SOUSA

VI Congresso da APLOP - Bloco de Notas (2)

Após a cerimónia de abertura do VI Congresso da APLOP, Lídia Sequeira, Presidente do Conselho de Administração do Porto de Sines, na qualidade de moderadora do primeiro painel do evento, proferiu as palavras preambulares ao mesmo, o qual seria subordinado ao tema “A ligação dos Portos à Economia do Espaço CPLP”.
Lídia Sequeira reiterou a importância da ligação intrínseca dos Portos à economia, a qual justifica a sua existência como motores essenciais das atividades económicas.

Sandra Augusto, Diretora de Logística na Volkswagen Autoeuropa, iniciou as palestras com uma forte frase em contexto: “O Caminho Marítimo Rumo à Sustentabilidade”. A palestrante traçou como objetivo plasmar a espectativa da sua empresa em relação ao papel do mar e dos Portos no seu modelo económico de desenvolvimento.

A Volkswagen Autoeuropa em 2011 foi produtora de cerca de 70% dos veículos produzidos em Portugal num total de 133.100 unidades, as quais se destinaram quase exclusivamente para exportação maioritariamente para a Alemanha e China.

Constatando que tanto fornecedores como clientes da Volkswagen Autoeuropa se encontram geograficamente afastados, concluiu que o transporte constitui uma fatia substancial do custo da atividade da empresa pelo que a sua estratégia exige a maior eficiência neste fator.
Neste cenário, face aos elevados custos de transporte terrestre e a vantagem competitiva da localização geográfica portuguesa, a empresa considera decisivo poder dispor de canais de distribuição intermodais, onde mar, ferrovia e a rodovia se integrem através de uma estratégia alargada com vista à competitividade dos Portos Nacionais.

Lisender Reis Borges, Administrador Executivo do Porto do Lobito subordinou a sua comunicação à reabilitação, expansão e modernização dessa infraestrutura.

Inaugurado em 1928 e tendo servido inicialmente para a receção do material para construção do Caminho de Ferro de Benguela, é hoje o principal Porto do Centro de Angola.
Numa estratégia de conquista de mercados na região o Governo Angolano apostou na modernização e expansão do Porto através da melhoria das infra e superestruras e tecnologias, no sentido de obter maior eficiência e qualidade nos serviços prestados. O projeto teve início em Julho de 2008 e prevê-se a conclusão de todas as suas fases em Março de 2013.

O Grupo Libra Terminais do Rio foi alvo da comunicação do seu Diretor Geral, Robledo Gioia que destacou as metas ousadas de crescimentos e rentabilidade, atuando de forma ética, melhorando o aproveitamento dos recursos naturais, sendo parceiro no desenvolvimento das comunidades envolventes e contribuindo para a sustentabilidade do planeta ao mesmo tempo que mantém a sua vocação história de forte empreendedorismo.

O grupo encontra-se alinhado com as necessidades e estratégias de desenvolvimento do país que se prendem essencialmente com a criação de infraestruturas nomeadamente ligadas ao setor dos transportes e logística.
Baseado na proximidade que a costa brasileira e portuguesa apresentam, Robledo Gioia defendeu uma estratégia de cooperação com Portugal no sentido do desenvolvimento de políticas comuns de transporte marítimo, nas quais a partilha da língua pode também ser um fator de sucesso.

Francisca Chambal, Administradora Executiva da ENH - Hidrocarbonetos de Moçambique, apresentou o "Projeto Offshore da Bacia do Rovuma para Exploração de Gás Natural em Moçambique".

A ENH foi criada em 1981 e é pioneira na distribuição de gás natural reticulado em Moçambique, mantendo como missão “acrescentar valor aos recursos naturais através da participação comercial na pesquisa, processamento, transmissão e comercialização de petróleo e gás de forma sustentável”.

Francisca Chambal salientou o fato de a descoberta da bacia do Rovuma ter colocado Moçambique entre os principais players internacionais no sector do gás natural e sendo essencial deter um sistema de logística eficiente para o aproveitamento desta oportunidade, a ENH decidiu criar a ENH Logistics como veículo principal de distribuição para as operações na industria petrolífera.

Reconhecendo o gás natural liquefeito (LNG) como a melhor forma de processamento do gás natural, a ENH Logistics e o governo moçambicano irá desenvolver um projeto que prevê estar concluído em 2018 onde incluíra infraestruturas para processamento e transporte do produto.

A encerrar este primeiro painel dos trabalhos do VI Congresso da APLOP, Lídia Sequeira apontou a importância e a ligação aos portos e ao mar de todos os grandes projetos apresentados, tal como seu papel essencial e estruturante na economia dos países em que se inserem.
Lídia Sequeira destacou ainda as referências à importância da multimodalidade e intermodalidade para o sucesso dos projetos, fato que demonstra a relevância da inserção dos portos nas cadeias logísticas e desenvolvimento de um sistema de transportes como um todo.

POR LUÍS SOUSA