ANGOLA Entrega de barcos elevou as capturas
A distribuição de 32 embarcações para pesca continental permitiu elevar os níveis de captura nos municípios da Quissama, Icolo e Bengo e Cacuaco (província de Luanda), informa o director provincial da Agricultura e Pescas, Júlio de Carvalho (na foto).
O responsável referiu que desde Janeiro do ano em curso foram beneficiadas com a entrega de embarcações mais 21associações de pesca artesanal, num trabalho realizado conjunto com o Centro de Apoio Integrado à Pesca Artesanal. Júlio de Carvalho afirmou que a iniciativa enquadra-se no Programa de Desenvolvimento e Melhoria do Sector das Pescas, que conduziu ao aumento dos níveis de captura na actividade pesqueira realizada exclusivamente em rios e lagoas.
O responsável sublinhou que o projecto apresenta-se como uma oportunidade para as mulheres, que constituem mais de metade da população angolana. Na projecção das actividades para o ano de 2013, destacou a criação de mais um Centro de Apoio Integrado à Pesca Artesanal, que deve incluir uma unidade de produção de gelo (cinco toneladas/dia), uma câmara de conservação de pescado e um posto de abastecimento de combustível.
A infra-estrutura fica completa com uma oficina mecânica e um gerador de electricidade de 200 quilowatts, como fonte alternativa de energia, o que vai permitir que os pescadores disponham de meios para optimizar as capturas.
fonte
|