Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Angola 
ANGOLA

Reconstrução do Caminho de Ferro de Benguela custa 1870 milhões de dólares

A reconstrução da linha de caminho-de-ferro de Benguela (CFB) custará um total de 180 mil milhões de kwanzas (1870 milhões de dólares) ao Governo de Angola, tendo conclusão prevista para o primeiro trimestre deste novo ano, com a chegada ao Luau.

A linha, que parte do Lobito, na costa do Atlântico, até ao Luau, província do Moxico, na fronteira com a República Democrática do Congo, tem uma extensão de 1032 quilómetros e recebeu a viagem inaugural, a 17 de agosto passado, e composições comerciais entre as cidades do Cuito (Bié) e Luena (Moxico), uma de passageiros e outra de carga, a partir da segunda quinzena de Novembro. Essas deslocações aceleraram as trocas comerciais entre as províncias de Benguela, Huambo, Bié e Moxico, que formam o chamado “corredor do Lobito”.

Em 2012, a reconstrução de cerca de 400 quilómetros do CFB no troço Cuito-Luena, permitiu o arranque do projecto agro-pecuário de Sacassanje, iniciativa do governo angolano administrado por uma empresa israelita, que tem capacidade para produzir anualmente mais de 3,6 milhões de ovos, 38 mil quilos de carne caprina e mil toneladas de produtos hortícolas diversos.

fonte