Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Cabo Verde 
CABO VERDE

Programa de Cultura de Segurança Radiológica na ENAPOR

A ENAPOR esta a trabalhar num programa que visa criar uma cultura de segurança radiológica na empresa. Esse programa tem a Consultoria do Instituto Superior Técnico/Instituto Tecnológico e Nuclear de Portugal (IST/ITN - PT).

 

? O trabalho tem três fases;

(i) Elaboração do Programa de Proteção Radiológica (PPR);

(ii) Acções de Formação em Cabo Verde (dividida em 3 fases: Praia, Mindelo e Palmeira);

(iii) Trabalhos de dosimetria individual (dividida em 3 fases: Praia, Mindelo e Palmeira).

 

O trabalho iniciou em Portugal com a elaboração do Programa de Protecção Radiológica e as acções de formação a serem realizadas terão grande incidência sobre o PPR, e nesta 1ª fase, terá implementação concreta no Porto da Praia.

 

Para o efeito técnicos do IST/ITN deslocaram-se a Cabo Verde, aonde de 14 a 18 de Janeiro de 2013 decorreu a acção de formação dirigida a 20 Técnicos da DGA, ENAPOR e PN (Guarda Fiscal) que trabalham no site de scanner do Porto da Praia, dando também apoio à implementação da cultura de segurança radiológica na operação do scanner naquele porto.

 

Recorde-se que, em Novembro de 2011, no Porto da Praia, foi ministrada uma acção de formação sobre os “Conceitos Básicos de Protecção e Segurança Radiológica" igualmente dirigida aos Operadores de Scanners, Analistas de Imagens e ao pessoal do check-in e check-out, que fazem parte do quadro do pessoal da Direção Geral das Alfândegas, ENAPOR e Polícia Nacional (GF).

A acção de formação que decorreu agora, é uma formação complementar à primeira e visa criar uma cultura de segurança radiológica na empresa, com o apoio do IST/ITN-PT. Devido ao factor tempo dos Técnicos do IST/ITN, essa acção de formação, é neste período destinada ao pessoal do Porto da Praia.