O QUE É ÁFRICA HOJE... E o que poderá ser em 2020!
Os especialistas destacaram quatro grandes tendências. A primeira, é que o continente beneficiará daquilo a que os economistas designam por “bónus demográfico”. Tendo quase 200 milhões de pessoas com idades entre 15 e 24 anos, África possui a população mais jovem do mundo. E esta continua a crescer rapidamente.
O número de jovens em África duplicará até 2045. Entre 2000 e 2008, a população em idade activa (dos 15 aos 64 anos) aumentou de 443 milhões para 550 milhões; um acréscimo de 25%. Devido a esse aumento (fruto da entrada dos jovens no mercado de trabalho), a consultora estima que África adicionará mais 122 milhões de pessoas à sua força de trabalho na próxima década.
Passados 15 anos, em 2035, o volume da força de trabalho africana será superior à de qualquer outro país do mundo, incluindo a China e a Índia. Em paralelo, o número de crianças e de reformados cairá para o nível mais baixo de sempre. Isso significa que o rácio de dependência (medido pelo número de dependentes — crianças e idosos — que um adulto, na idade activa, terá de suportar) poderá igualar o dos Estados Unidos e da Europa em 2035. Este “bónus demográfico” irá elevar o rendimento per capita o que estimulará o consumo e dará origem, por sua vez, a mais negócios e, em consequência, a mais empregos.
continue a ler aqui
|