Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Cruzeiros 
BRASIL

95,4% dos passageiros de cruzeiros aprova a infraestrutura e os serviços disponibilizados em Itajaí

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio/SC), divulgou os dados de pesquisa inédita que revela o comportamento do turista de cruzeiros que visita Itajaí durante a temporada. Com um universo de 546 pessoas entrevistadas entre os dias 19 de novembro do ano passado e 18 de fevereiro de 2013, o estudo aponta que 61% dos passageiros entrevistados avaliaram como ótima a infraestrutura e os serviços do Terminal de Cruzeiros de Itajaí e, 34,4% avaliaram como boa, somando uma avaliação positiva de 95,4%.

“Esses números que envaidece, pois mostra que os investimentos que a Autoridade Portuária fez na infraestrutura do Terminal de Cruzeiros de Itajaí vem sendo reconhecida pelos visitantes que aqui aportam”, diz o superintendente do Porto de Itajaí, engenheiro Antonio Ayres dos Santos Júnior.

Outro ponto que merece destaque na pesquisa apresentada pela instituição é que 50,4% dos passageiros dos transatlânticos permanecem em Itajaí, enquanto os 49,6% restantes se dividem entre os destinos Balneário Camboriú, Blumenau e Parque Beto Carrero World. Já o gasto desses visitantes que permanecem em Itajaí soma R$ 183,50 por dia, o que totalizou um montante de aproximadamente R$ 5,26 milhões na temporada 2012/2013, quando o município recebeu 56,8 mil passageiros, dos quais 28,63 mil permaneceram no município.

O valor gasto pelos turistas em Itajaí são inferiores aos registrados nos demais municípios apontados, o que mostra que os setores de comércioi e serviços de Itajaí ainda tem um grande potencial a ser explorado para as próximas temporadas.
Para a temporada 2013/2014, mesmo faltando cerca de oito meses para a primeira atracação, já está confirmada a mesma quantidade de escalas registradas em 2012/2013, ou seja, 34 escalas. Número que poderá sofrer alteração no decorrer do ano.
A pesquisa teve por objetivo conhecer o perfil dos turistas em trânsito na cidade de Itajaí que embarcaram ou desembacaram, no Terminal Guilherme Asseburg e também identificar ações capazes de alavancar medidas de incremento ao turismo local.