Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Pescas 

Importadores chineses interessados nas conservas portuguesas

O secretário de Estado português da Alimentação e Inovação Agroalimentar, Nuno Vieira e Brito, diz que «há muitos importadores e distribuidores» chineses interessados nas marcas portuguesas do setor, nomeadamente nas conservas de peixe.

«As conservas portuguesas já têm um nome no mercado internacional e é notório que, nesta área, há uma marca Portugal», disse Vieira e Brito à agência Lusa.

«Pelo seu volume, a China é um mercado estratégico para nós», disse o secretário de Estado.

Em julho passado, em Pequim, o ministro português dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, anunciou que Portugal entregou às autoridades os dossiers técnicos para poder exportar para a China carne de porco, enchidos, laticínios e cavalos lusitanos, admitindo que o processo de certificação estivesse concluído em 2013.

Questionado sobre o assunto, Vieira e Brito disse apenas que «houve desenvolvimentos» e que o processo está agora «numa fase mais adiantada».

Maçarico, Nutrigreen, Conservas Portugal Norte, Conservas A Poveira, Dancake, Du Bois de la Roche, 1912 Wine Makers, Clube dos Produtores do Fundão, Sonae, Unicer, Sumol+Compal, Imperial, Conservas Ramirez e Vieira de Castro são as empresas portuguesas representadas no SIAL 2013.