Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Cabo Verde 
CABO VERDE

Obras da 2.ª fase do projecto de expansão do porto da Praia concluídas este ano

Segundo fonte do Ministério de Infra-estruturas e Economia Marítima de Cabo Verde, as obras da segunda fase de expansão e modernização do porto da Praia vão ficar concluídas ainda este ano.

A primeira fase, recorde-se, ficou concluída em setembro de 2012, tendo um custo de 42 milhões de dólares, financiado pelo Millennium Challenge Account, o programa de apoio ao desenvolvimento dos Estados Unidos da América.

Já esta segunda fase abrange a reparação do cais existente, a construção do manto de protecção de parque de contentores e edificação do quebra-mar de 234 metros de extensão, bem como o prolongamento do cais número um para cerca de 450 metros, de modo a permitir que dois navios de contentores se movimentem ao mesmo tempo com maior facilidade, não obstante a movimentação de navios de combustíveis na extremidade do cais.

A dragagem da bacia de manobra para fundos e a instalação de um sistema de apoio à navegação, assim como a construção do parque de contentores, são outras das componentes da obra.

Estas obras da segunda fase estão orçadas em 72 milhões de euros e são feitas por um consórcio das empresas portuguesas Somague, Moniz, Serra e Fortunato (MSF) e Etermar.

Aquando da assinatura do contrato para a execução do projeto, o primeiro-ministro, José Maria Neves, destacou a “parceria preciosa” com Portugal que, no seu entender, está a permitir modernizar portos, aeroportos e estradas e acrescentou que, uma vez concluídas estas obras, o porto da Praia ficará dotado de todas as condições.

O projeto de modernização e expansão do porto da Praia destina-se a que a infra-estrutura passe a ter, em 2030, um processamento de dois milhões de toneladas de carga.

fonte