Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Cabo Verde 

Janela Única Portuária II já funciona em todos os portos de Cabo Verde

O sistema da Janela Única Portuária II já está operacional em todos os portos de Cabo Verde. Depois da entrada em funcionamento, no passado mês de janeiro, no porto da Cidade da Praia e no porto Grande do Mindelo, a JUPII chegou em abril aos restantes portos sob gestão da Enapor, permitindo também a estes que eliminem barreiras burocráticas e acelerem os processos portuários.

O sistema foi desenvolvido pela Indra em colaboração com os portos de Sines, Lisboa e Leixões, nos quais já está em pleno funcionamento, sendo depois exportado para Cabo Verde. A Enapor beneficiou também da colaboração com estes três portos portugueses, em particular com Sines onde a JUPII está em funcinamento há mais tempo, para a introdução do sistema nos seus portos.

Em declarações à CARGO, Valdemiro Tolentino, administrador da Enapor realçou o "importante passo na simplificação processual e administrativa e a nível organizacional" que a entrada em funcionamento da JUPII significa para os portos do país, destacando que este trará importantes ganhos ao nível da desburocratização e da troca de informações entre as diversas entidades ligadas à atividade portuária. "Ao nível dos navios e das mercadorias permitirá ainda um outro nível de desembaraço que, como é óbvio, agrada aos envolvidos no setor e permite que os portos de Cabo Verde sejam mais competitivos a nível internacional".

A Enapor vai assinalar a entrada em funcionamento da JUPII em todos os seus portos com uma cerimónia que terá lugar esta sexta-feira na capital do país, na qual estará presente, entre outros, Lídia Sequeira, presidente da Administração do Porto de Sines (APS).

fonte