Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Moçambique 
MOÇAMBIQUE

Nova ferrovia que ligará Moatize ao porto de Nacala pronta em setembro de 2014

A construção da nova linha ferroviária que vai ligar a região mineira de Moatize, na província central de Tete, ao porto de águas profundas de Nacala-a-Velha, em Nampula, deverão estar concluídas em setembro do próximo ano, de acordo com o semanário local 'Domingo'.

O semanário dá conta de que todos os contratos de fornecimento de materiais para a obra já foram assinados e todas as travessas serão fabricadas em Moçambique e já estão pagas.

A obra é realizada com base em investimentos do consórcio composto pela Vale, Caminhos-de-Ferro de Moçambique (CFM) e Corredor de Desenvolvimento de Nacala (CDN), entre outros parceiros.

Também ao semanário, fonte da Vale adiantou que, neste momento, em todas as seções daquele traçado ferroviário decorrem atividades de desbravamento, terraplanagem, mobilização de equipamentos.

O avanço físico das obras, segundo as fontes, situa-se em cerca de 25%, apesar de no começo se ter registado atrasos relacionados com a mobilização dos meios humanos e materiais. "Até ao final do ano a terraplanagem estará concluída em todo o trajecto e em setembro de 2014 teremos 96% dos trabalhos executados para darmos início aos testes dos equipamentos e de capacidade de carga", asseguraram as mesmas fontes.

FONTE