Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Angola 
ANGOLA

Porto de Cabinda movimentou 16 mil toneladas de carga contentorizada no 1º semestre

O porto de Cabinda movimentou cerca de 16 mil toneladas de carga em contentor no decurso do primeiro semestre do ano, superando as 11,5 mil toneladas registadas no período homólogo de 2012.

Segundo Nazareth Neto (na foto), presidente do porto de Cabinda, neste período a empresa gestora do porto de Cabinda registou a acostagem de 57 navios de médio porte, provenientes da Europa e de alguns países do continente africano.

Além dos navios provenientes do exterior do país, adiantou Neto à agência noticiosa angolana Angop, atracaram ao porto 58 navios de cabotagem e 74 petroleiros.

Dizendo que o porto está a funcionar bem, Nazareth Neto frisou que continua a haver dificuldades com as calemas (ondulação especial do mar nas costas de África) devido à falta de quebra-mar que, por vezes, obriga à suspensão das operações junto à ponte-cais.

Clarificou ser uma questão de tempo a construção do quebra-mar na bacia de manobras da ponte-cais, uma vez que os fundos necessários para a construção constam do Orçamento de Estado aprovado para este ano.

“Temos problemas com a atracação dos navios com mais de 130 metros de cumprimento mas quando o quebra-mar for construído creio ir ocorrer um aumento significativo das receitas portuárias”, salientou Nazareth Neto.

fonte