Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Cabo Verde 
CABO VERDE

Validação dos documentos das mercadorias vinda dos Estados Unidos passará a ser feita nos Mosteiros

A troca e validação dos documentos das mercadorias vindas dos Estados Unidos, através da companhia Atlantic Shipping, vai passar, “brevemente”, a ser processado nos Mosteiros, evitando que as pessoas se desloquem à São Filipe para o efeito.

Esta decisão foi acordada num encontro entre o edil dos Mosteiros, Carlos Fernandinho Teixeira, e a direcção de Atlantic Shipping, no quadro da visita que o autarca realiza aos Estados Unidos.

Com abertura de um posto aduaneiro nos Mosteiros, todas as encomendas destinadas aos mosteirenses passaram a ser levantadas na sede do município, mas a troca e validação dos papéis, assim como o despacho aduaneiro continuam a ser feitos na cidade de São Filipe, onde está sediada a delegação da companhia e reside o único despachante oficial da ilha.

A questão da validação dos documentos passará a ser feita nos Mosteiros, faltando o despacho para que as pessoas deixem de se deslocar à São Filipe.

Outro aspecto analisado com a companhia é o transporte das mercadorias do porto de Vale dos Cavaleiros, em São Filipe, até o armazém do posto aduaneiro nos Mosteiros.

Desde a abertura do posto aduaneiro, a edilidade tem estado a assegurar o transporte através das suas viaturas e acompanhado sempre de guardas-fiscais, mas, no encontro tido com os responsáveis da Atlantic Shipping ficou assente que as mercadorias passarão a ser transportadas num “box tracker” (veículos devidamente adaptados para o efeito) e sob a responsabilidade da companhia e com toda a segurança necessária, no futuro próximo.

No encontro com a direcção de Atlantic Shipping e Atlantic Trading, Carlos Fernandinho discutiu também a possibilidade de exportação dos produtos dos Mosteiros e da ilha do Fogo para a comunidade emigrada, ficando aberta esta possibilidade.

Carlos Fernandinho Teixeira prossegue a sua visita de cerca de duas semanas aos Estados Unidos para contacto com a comunidade emigrada e para a promoção do desenvolvimento dos Mosteiros e da ilha do Fogo.

fonte