Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
GEO 

Cientistas descobrem maior vulcão do mundo no Pacífico

William Sager, líder de uma equipa de cientistas norte-americanos, da Universidade de Houston, anunciou a descoberta do maior vulcão a nível mundial.

O vulcão "Tamu Massif" é do tipo submarino e localiza-se a 1,6 km ao leste do Japão. E cobre uma área de cerca de 310 mil quilómetros quadrados.

"O Tamu Massif é o maior vulcão já descoberto na Terra", explica Sager. No entanto, o líder da equipa de cientistas acredita que, muito provavelmente, existem outros maiores que ainda não foram descobertos, também no Pacífico.

Os cientistas já explicaram que este vulcão faz parte de uma cadeia montanhosa submarina - a "Shatsky Rise" - formada há cerca de entre 130 e 145 milhões de anos, devido à erupção de outros vulcões situados no oceano.

Inicialmente, não se sabia se se tratava de um único vulcão ou de uma composição de vários pontos de erupção, no entanto, os cientistas chegaram à conclusão que o "Tamu Massif" é um só vulcão, pois entrou em erupção a partir de uma fonte única, próxima do próprio centro.

FONTE