Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Angola 

Mais de três mil navios operados no porto de Luanda

 3.244navios, dos quais 561 de longo curso e 2.683 de cabotagem, operaram no Porto de Luanda durante o primeiro semestre deste ano. Dos navios de cabotagem, cerca de 95 porcento representam as embarcações de apoio à actividade petrolífera. Realce ainda para cinco navios de cruzeiros que também atracaram na costa da capital.

Segundo o relatório estatístico da Direcção Comercial da empresa, que anuncia o facto, no que diz respeito exclusivamente aos navios de longo curso, entre as operadoras que mais se destacaram no mesmo período, o Terminal de Contentores, explorado pela SOGESTER, respondeu por 174, enquanto que o Terminal Polivalente, explorado pela UNICARGAS, registou um movimento de 129 navios.

Em termos comparativos, o resultado conseguido no primeiro semestre de 2013 representa um aumento de quatro porcento, considerando a previsão do Porto de Luanda de perto de 1.092 navios de longo curso para o corrente ano.

A actividade portuária nos primeiros seis meses do ano em curso registou, no geral, uma dinâmica evolutiva, excepto em Fevereiro e Maio, em que foram objecto de processamento 92 e 85 navios de longo curso, respectivamente, duas metas situadas abaixo da média mensal de 94 unidades. Abril, com 100 navios, foi o mês mais produtivo do primeiro semestre de 2013.

Já no período homólogo de 2012 os níveis de produtividade seguiram um ritmo mais ondulatório, com baixas abruptas em Fevereiro e Abril.

Cinquenta e quatro porcento dos navios de longo curso operados no Porto de Luanda foram transportados pelas agências de navegação Maersk, Orey, NDS e Delmas.

fonte