Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Brasil 
BAHIA, BRASIL

Autorizada dragagem do Porto de Ilhéus

Em solenidade presidida pelo vice-governador e secretário de Infraestrutura, Otto Alencar, foi assinada no Palácio Paranaguá, sede do governo ilheense, a ordem de serviço para a obra de dragagem do Porto de Ilhéus. A obra representa um investimento da ordem de R$ 3 milhões, 442 mil, com recursos próprios da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) e a sua execução vai influenciar no aumento da movimentação de cargas através do porto.

“Teremos condições plenas de entrar na disputa pelo escoamento da nossa safra de grãos, além de atrair uma diversidade maior de produtos”, ressaltou o presidente da Codeba, José Muniz Rebouças, ao discursar durante a solenidade.

Além do vice-governador e do presidente da Codeba participaram da solenidade o prefeito Jabes Ribeiro, os deputados federais Mário Negromonete, Josias Gomes e Geraldo Simões, o deputado estadual Mário Negromonte Júnior (PP) e lideranças políticas e empresariais da região.

Com a dragagem, o canal de acesso ao porto, que atualmente tem 8,20 metros, voltará à sua profundidade original de 10 metros, permitindo a atracação de navios de maior porte e, consequentemente, a movimentação de um maior volume de carga. Além dos recursos aplicados na dragagem, a Codeba está investindo outros R$ 1 milhão, 147 mil em ações preventivas e de monitoramento ambiental.

Para o presidente da Codeba, a dragagem do Porto de Ilhéus não é um fator isolado da política de desenvolvimento planejada pelos governos do Estado e Federal, para a região Sul da Bahia. A obra está inserida no contexto de investimentos estratégicos, como o Porto Sul e a Ferrovia Oeste-Leste.

“O Porto de Ilhéus e o Porto Sul viabilizam a sustentação de uma nova economia, que acreditamos vai fazer o Sul da Bahia retornar à condição de um dos principais pólos econômicos do país”, avaliou Rebouças.

O prefeito Jabes Ribeiro destacou “a competência com a qual a Codeba vem solucionado as questões portuárias na Bahia”. Ressaltou também o apoio do Governo do Estado e do Governo Federal na execução de ações que buscam resolver os problemas estruturais da região.

Ao encerrar a solenidade, o Governador Otto Alencar destacou o volume de investimentos que estão sendo direcionados pelo Governo do Estado e Governo Federal para estimular o processo de desenvolvimento na região e anunciou que ainda esta semana estará assinando o convênio com o DENIT para a duplicação da BR-415, que liga Ilhéus a Itabuna.

“São investimentos decisivos em infraestrutura, que vão dentro de três a quatro anos criar uma nova realidade econômica na região”, ressaltou.