Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Angola 

Fundo Africano de Desenvolvimento abre linha de crédito para estudos sobre transportes em Angola

O governo angolano e o Fundo Africano de Desenvolvimento (FAD) assinaram, em Luanda, um acordo de crédito, avaliado em cerca de 505 milhões de kwanzas, para o financiamento do Projeto de Estudo para Atualização do Plano Diretor para o Setor dos Transportes.

O estudo tem como objetivo desenvolver a atualização do Plano Diretor de forma a definir as prioridades no setor dos transportes e as suas motivações em termos da expansão de infraestruturas, no sentido de dotar o Governo de Angola de uma visão clara sobre o crescimento do setor, tendo como horizonte temporal o ano 2025.

Segundo apurou a Angop, o Plano Director deverá identificar acções e projectos prioritários com justificação, para a melhoria dos serviços de transporte e sua sustentabilidade, desenvolver capacidades de boa administração do sector e munir o Executivo de mecanismos de apoio na tomada de decisões referentes ao desenvolvimento de infra-estruturas afins.

Foram signatários do acordo, em representação do Executivo, o ministro do Planeamento e Desenvolvimento Territorial, Job Graça (na qualidade de Governador de Angola junto do FAD) (na foto), e o representante residente em Angola do Banco Africano para o Desenvolvimento, Septime Martin, na presença do ministro angolano dos Transportes, Augusto da Silva Tomás.

Em declarações à imprensa, no final da cerimónia, o titular do Planeamento explicou que cerca de 447 milhões de kwanzas do montante global correspondem a uma doação do Fundo Africano de Desenvolvimento, ao passo que o resto do valor (aproximadamente 58 milhões de kwanzas) tem a ver com a contrapartida.

Job Graça referiu que se trata de um importante acordo, visto que permitirá realizar duas actividades fundamentais no domínio dos transportes - o estudo para a actualização do Plano Director e a execução de determinados projectos chaves para a integração regional, sobretudo no domínio dos transportes ferroviários.

O representante residente do BAD em Angola, Septime Martin, enalteceu o acordo, salientando que quando os projectos são bem planeados têm êxitos e os resultados são de orgulhar para a população.

Acrescentou que a actualização do Plano Director vai permitir que se tenha uma visão completa do sector dos transportes a nível nacional.

O responsável garantiu, na ocasião, que o Banco Africano para o Desenvolvimento vai continuar a apoiar o Governo de Angola, em particular, os projectos relacionados com o Corredor do Lobito.

"Este é o início de vários apoios que se vão seguir para ajudar Angola a desenvolver-se" – assegurou Septime Martin.

Já o ministro dos Transportes, Augusto da Silva Tomás, manifestou-se satisfeito com o acordo, sublinhando que o mesmo vai permitir concretizar a interligação ferroviária entre as Repúblicas de Angola e da Namibia.

Informou ser intenção do Executivo viabilizar as ligações ferroviárias com outros países vizinhos, com realce para Zâmbia e a RDC.

fonte