Angola

Nova edição do guia «Como emigrar para Angola?»

«El Dorado», terra de oportunidades, salários elevados, bom nível de vida, pérola de África, apelo emocional, laços históricos, saída para o desemprego.

Nos últimos anos, estas têm sido as ima­gens que passam pela cabeça de milhares de portugueses quando se fala em Angola. Acossados pelo aumento do desemprego e pela estagnação económica em Portugal, cerca de 100 000 «tugas» estarão hoje a viver e a trabalhar em Angola. Um cenário difícil de imaginar em 1975, quando o país alcançou a independência e 300 000 portugueses regressaram à pressa a Portugal.

Muitos dos que hoje estão em Angola são descendentes des­ses milhares que regressaram há 35 anos. Outros partem porque querem descobrir novos desafios. Há ainda outros que vão para terras angolanas à procura de um emprego que não têm em Por­tugal.

Com o final da guerra, em 2002, Angola entrou na rota do desenvolvimento. Mas o caminho a percorrer não é fácil, o que se explica principalmente pelos anos de guerra – 40 anos, se contar­mos os conflitos colonial e civil – e são comprovados pelos dados da Nações Unidas.

CONTINUE A LER AQUI