Moçambique

MOÇAMBIQUE

Operadores sul-africanos familiarizados com Janela Única Electrónica

Com vista a permitir o uso eficiente do sistema da Janela Única Electrónica (JUE), operacionalizada na fronteira de Ressano Garcia, em Moçambique, alguns agentes operadores de comércio exterior em diversas áreas de actividade e baseados na África do Sul e Moçambique, participaram, em Komatiport, num workshop organizado pela equipa de implementação do novo sistema de desembaraço alfandegário com apoio da Maputo Corridor Logistic Iniciative (MCLI).

A submissão do manifesto de carga e da declaração aduaneira pelo despachante em Moçambique, através do sistema da JUE, constituíram os principais pontos abordados no encontro, que contou com a presença de representantes da Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA).

Os participantes do encontro tomaram conhecimento sobre as actividades desenvolvidas no âmbito da operacionalização da Janela Única Electrónica, as acções de formação dedicadas aos utentes do sistema junto à comunidade de operadores de comércio externo, incluindo funcionários das Alfândegas no uso e domínio das novas tecnologias de desembaraço de mercadorias.

Na ocasião, Félix Massangaie, gestor da equipa das Alfândegas de Moçambique no projecto da Janela Única Electrónica, explicou que o que os levou a Komatiport é a necessidade de explicar aos operadores comerciais sul-africanos, os procedimentos usados para facilitar a transacção comercial entre os dois países, reduzindo o tempo de desembaraço, uma vez que este país é um dos que, actualmente, mais trocas comerciais tem realizado com Moçambique.

Por seu turno, Barbara Mommen, em representação da MCLI, não escondeu a sua satisfação com o workshop, avançando que foi uma oportunidade ímpar que os operadores económicos sul-africanos tiveram na busca de conhecimento profundo sobre as funcionalidades da Janela Única Electrónica.

“Estamos ávidos e esperançosos com o sistema da JUE e muito admirados em ver que Moçambique, em tão curto espaço de tempo, já está a implementar o sistema para o desembaraço célere de mercadorias”, disse Barbara Mommen.

O projecto Janela Única Electrónica tem como objectivo melhorar o ambiente de negócios em Moçambique e reduzir o tempo necessário para o desembaraço de mercadorias no país.

fonte

Artigos relacionados