MOÇAMBIQUE
Dificuldades na Janela Única Electrónica
Os despachantes aduaneiros querem maior articulação com o sector financeiro para levarem a bom termo o processo de implementação da Janela Única Electrónica, instrumento informático em implementação nos portos e fronteiras do país, visando tornar célere e mais barato o processo de desembaraço aduaneiro de mercadorias, além de evitar a utilização de papéis (documentos escritos) no processo.
Despachantes aduaneiros são agentes que têm a responsabilidade de canalizar os fundos provenientes do comércio externo para os cofres do Estado.
Numa reunião, havida esta quinta-feira, em Maputo, entre os quadros do Banco Comercial e de Investimentos (BCI) e despachantes aduaneiros, estes reclamaram uma maior articulação entre as partes, para que haja rapidez e eficiência dos serviços bancários prestados por aquela instituição, além da necessidade de aperfeiçoamento dos procedimentos do funcionamento da Janela Única Electrónica.
“Isto é um sistema informático novo e, como tal, tem problemas de adaptação, mas não são muito graves”, disse Gama Afonso, presidente da Câmara dos Despachantes Aduaneiros.
Data: 2012-07-03