Início > Associativismo

Conheça a Câmara Brasil Portugal no Ceará - Comércio, Indústria e Turismo (CBP-CE)

A Câmara Brasil Portugal no Ceará – Comércio, Indústria e Turismo (CBP-CE), fundada em junho de 2001, é uma associação civil sem fins lucrativos com actuação no Estado do Ceará, em Portugal e demais países de língua portuguesa.

Tem por missão incrementar as relações socioeconómicas entre empreendedores cearenses e estrangeiros, especialmente portugueses e de países de língua portuguesa, através do fortalecimento de redes de relacionamento empresarial e debate propositivo sobre o ambiente de negócios internacionais.

Conheça a Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB)

Criada em 1970 – ocasião em que o Brasil experimentava uma severa escassez de divisas – a sigla AEB definia uma “Associação de Exportadores Brasileiros”. Justificava-se a ênfase no incentivo das exportações como meio de obter divisas para fazer face ao pagamento de importações demandadas pelo forte crescimento de então (1968-1973), denominado “milagre econômico”. Mas logo prevaleceu o entendimento de que o “Comércio Internacional”, em todos os países, “é via de duas mãos” – por uma, fluindo exportações e por outra, importações – levando a que se alterasse sua designação para “Associação de Comércio Exterior do Brasil”, mantida, portanto, a sigla AEB.

A 16 DE FEVEREIRO

Encontro Metamarfose com cidades membro da UCCLA

Vai decorrer, no dia 16 de fevereiro, um encontro online de planeamento da rede Metamarfose, com cidades membro da UCCLA. A Metamarfose é uma plataforma de diálogo, partilha e intercâmbio de conhecimentos e práticas para a valorização e proteção do Oceano.

A UCCLA pretende com o projeto Metamarfose impulsionar parcerias globais para o alcance das metas de desenvolvimento sustentável, particularmente na proteção da vida marinha, contribuindo diretamente para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 14 e 17, em estreita cooperação com os Municípios associados.

BRASIL

PortosRio passa a membro associado da Associação Internacional de Sinalização Marítima

Em reunião realizada no período de 12 a 16 de dezembro, o Conselho da IALA (sigla inglesa para Associação Internacional de Sinalização Marítima) ratificou a aprovação do ingresso da PortosRio Autoridade Portuária na categoria de membro associado. O processo de adesão foi iniciado no mês de setembro, quando a companhia, que administra os Portos do Rio de Janeiro, Niterói, Itaguaí e Angra dos Reis, já havia sido aceita provisoriamente pela entidade.

REDE GLOBAL DA DIÁSPORA

Jornadas de Negócio no Brasil foram um sucesso

As activações da Rede Global em terras de Vera Cruz foram muito bem sucedidas, tendo alcançado o objectivo de aproximação dos empresários da Diáspora portuguesa instalados localmente.

Fortaleza, São Paulo e Rio de Janeiro tiveram casa cheia nas Jornadas de Negócios e reuniões de trabalho promovidas em conjunto com a Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil, Câmara Brasil Portugal no Ceará, em SP e no RJ, Consulado Geral de Portugal em SP e no RJ, Embaixada de Portugal no Brasil e AICEP.

CABO VERDE

Comunidade Portuária de São Vicente reunida

A ENAPOR convocou os parceiros da comunidade portuária de São Vicente para, juntos, esclarecerem questões relacionadas com o Novo Modelo Logístico de Pequenas Encomendas e traçar estratégias para colmatar possíveis constrangimentos na sua implementação.

Estiveram presentes na reunião, que aconteceu no dia 30 de Agosto, o PCA da ENAPOR, Ireneu Camacho, o Presidente Conselho Diretivo do IMP, Seidi Dos Santos, o Diretor da Alfândega do Mindelo, Otávio Alves, o Responsável da Guarda Fiscal, Albertino Cruz, e os representantes dos transitários.

Comércio entre China e parceiros do Brics cresceu 12,1% de Janeiro a Maio

A China registou um crescimento de 12,1% de janeiro a maio, em relação ao mesmo período do ano anterior, em seu comércio com os demais países membros do grupo Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

A Administração Geral das Alfândegas detalhou que as trocas comerciais da China com os restantes países Brics representaram 196 mil milhões de dólares, com um aumento de 18,1 pontos nas exportações de produtos chineses e um aumento de 6,6 pontos nas importações oriundas da Rússia, Índia, África do Sul e Brasil.

Câmara do Ceará congratulada como «Câmara de Comércio Portuguesa do ano» em reunião anual

Fortaleza foi sede da IX Reunião Anual de Câmaras de Comércio Portuguesas e reuniu representantes nacionais e internacionais. Um dos momentos mais importantes da Reunião foi a tradicional atribuição do prémio “Câmara de Comércio Portuguesa do ano”, que tem o objetivo de destacar a Câmara que melhor trabalhou no apoio à internacionalização das empresas portuguesas, na captação de investimento estrangeiro e na promoção da imagem de Portugal durante o ano anterior. A Câmara do Ceará foi congratulada este ano.

CPLP reforça estratégia para conservação dos oceanos

Os Estados-Membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) apresentaram, dia 26, as políticas e programas para o biénio 2022-2024, que visam consolidar o desenvolvimento sustentável, a boa governação e conservação dos oceanos.

A par dessas medidas, os ministros e diplomatas que participaram na 5.ª Reunião de Ministros dos Assuntos do Mar (RMAM) da CPLP, advogam a necessidade de se regulamentar a preservação e o uso sustentável da diversidade biológica marinha fora da jurisdição nacional.

ESTA QUINTA-FEIRA, 7 DE ABRIL

UCCLA acolhe «Fórum Permanente - Debates da Lusofonia»

Realiza-se esta quinta-feira, dia 7 de abril, a partir das 15h30, a quinta sessão do Fórum Permanente - Debates da Lusofonia, subordinado ao tema “A Língua Portuguesa, a Lusofonia e o Bicentenário do Brasil”. O fórum será online e presencial a partir do auditório da UCCLA.

EISAP SUBSCREVE A DECLARAÇÃO PARA A SUPRESSÃO DA PIRATARIA DO GOLFO DA GUINÉ

A EISAP - European International Shipowners Association of Portugal – associação que representa os interesses dos armadores nacionais e internacionais com navios a arvorar a bandeira Portuguesa, designadamente aqueles que estão registados no MAR – Registo Internacional de Navios da Madeira, integra a lista de entidades que subscreveu à escala global a Declaração para a Supressão da Pirataria do Golfo da Guiné.

ASSISTA À CONFERÊNCIA NA ÍNTEGRA

CPLP Azul: os oceanos de língua portuguesa

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e o Centro de Análise Estratégica da CPLP (CAE/CPLP) organizaram a videoconferência “CPLP Azul: os oceanos de língua portuguesa como elementos de desenvolvimento sustentável, segurança e defesa”, no dia 21 de outubro de 2021.

Câmara do Dubai e Comunidade dos Países de Língua Portuguesa exploram cooperação empresarial

A Câmara do Dubai assinou recentemente um Memorando de Entendimento com a Confederação Empresarial dos Países de Língua Portuguesa (CE-CPLP), que verá as duas organizações partilharem conhecimentos e colaborarem em áreas chave de interesse mútuo para apoiar os interesses dos seus respectivos membros.

O Memorando de Entendimento foi assinado por Hamad Buamim, Presidente e CEO da Câmara do Dubai, e Salimo Abdula, Presidente da CE-CPLP, à margem do Fórum Global de Negócios África 2021, que teve lugar recentemente na Expo 2020 Dubai.

CPLP

«Sem mobilidade não há negócios», alerta União de Exportadores

O presidente da União de Exportadores da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (UE-CPLP) disse à Lusa esperar um impulso da componente económica na CPLP, sublinhando que sem mobilidade não há negócios.

"Se não houver mobilidade não há capacidade de promover e de fazer negócios, porque a presença física, nalguns casos, é fundamental", disse Mário Costa em entrevista à Lusa.

ZCLCA prevê lançar «Janela Única de Comércio para África»

A Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZCLCA) vai lançar, na segunda quinzena deste mês de Julho, uma plataforma digital para inclusão da conexão entre os mercados do continente africano denominado “Janela Única de Comércio para África”.

AICEP defende criação de fórum das agências de comércio e investimento da CPLP

O Presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) defendeu a necessidade de as agências de investimento do mercado CPLP trabalharem em conjunto e a criação de um fórum neste âmbito.

"Achamos que é preciso começar a trabalhar em conjunto a nível das agências [de comércio e investimento] esta noção de mercado CPLP [Comunidade de Países de Língua Portuguesa] e para isso precisamos de um fórum" instituído, disse à Lusa Luís Castro Henriques, no final da apresentação do novo plano estratégico da AICEP.

CPLP e Organização dos Estados de África, Caraíbas e Pacífico assinam memorando de cooperação

O memorando "é um ponto de partida" para as duas organizações trabalharem em conjunto para "o desenvolvimento" dos países que representam. A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e a Organização dos Estados de África, Caraíbas e Pacífico (OEACP) assinaram um memorando de entendimento para a cooperação futura em vários domínios , como a língua portuguesa.

O memorando, assinado pelo secretário-geral da OEACP, o antigo ministro das Relações Exteriores de Angola Georges Chikoti, e pelo secretário-executivo da CPLP, Francisco Ribeiro Telles, na sede da CPLP, "é um ponto de partida" para as duas organizações trabalharem em conjunto para " o desenvolvimento " dos países que representam, disseram os dois responsáveis. Após a assinatura do documento, Ribeiro Telles afirmou que este é " o pontapé de saída para uma cooperação intensa entre as duas organizações " e este memorando vai permitir "desenvolver a cooperação em múltiplas áreas".

Fórum de Negócios da SADC

O Fórum de Negócios da SADC, que tem lugar em Maputo, Moçambique, realiza-se nos dias 22 e 23 de junho. Mais informações e programa aqui.

CPLP e Grupo África, Caraíbas e Pacífico preveem assinar memorando para cooperação

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e a Organização dos Estados de África, Caraíbas e Pacífico (OEACP) deverão assinar em breve um memorando para a cooperação, disse à Lusa o secretário-executivo da organização lusófona. Numa recente deslocação oficial a Bruxelas, Francisco Ribeiro Telles encontrou-se com o atual secretário-geral do também denominado Grupo ACP, cargo que é, pela primeira vez, ocupado por um cidadão lusófono, o ex-ministro das Relações Exteriores de Angola Georges Chikoti.

"Este foi um primeiro contacto" entre as duas organizações que falaram na possibilidade de "virem a ter um memorando de entendimento", sublinhou o secretário-executivo da CPLP.

Conselho Empresarial em África vai acolher a Cimeira EUA-África 2021

Nos dias 27-29 de Julho, o Corporate Council on Africa (CCA) realizará a 13ª Cimeira Empresarial EUA-África, para construir parcerias sustentáveis e oportunidades entre os principais decisores governamentais e do sector privado em toda a América e no continente africano.

Com a participação de mais de 2.000 executivos empresariais e líderes governamentais americanos e africanos, a Cimeira CCA deste ano dará à sua organização um lugar à mesa na construção de novos caminhos para reforçar a parceria económica entre os Estados Unidos e África.

 Vídeo

Sobrevoando a Restinga e a cidade do Lobito (Angola)

 XIII Congresso da APLOP | Ireneu Camacho | ENAPOR – Portos de Cabo Verde

 XIII Congresso da APLOP | Eneida Gomes | ENAPOR – Portos de Cabo Verde

 XIII Congresso da APLOP | Joaquim Gonçalves | APDL

 XIII Congresso da APLOP | Ricardo Roque | A Marca APLOP – Novos Caminhos

 XIII Congresso da APLOP | António Santos | Estudo de Mercado dos Portos dos PALOP

 XIII Congresso da APLOP | Dinis Manuel Alves

 XIII Congresso da APLOP | Segundo período de debate

 XIII Congresso da APLOP | Debate

 XIII Congresso da APLOP | Apresentação do Painel 1

 Encerramento do XIII Congresso da APLOP

 XIII Congresso da APLOP | José Renato Ribas Fialho | ANTAQ

 XIII Congresso da APLOP | Cerimónia de Abertura | Ireneu Camacho

 XIII Congresso da APLOP | José Luís Cacho

 XIII Congresso da APLOP | Massoxi Bernardo | Porto de Luanda

 XIII Congresso da APLOP | Francisco Martins | Porto de Suape

 XIII Congresso da APLOP | Cerimónia de Abertura | Murillo Barbosa

 XIII Congresso da APLOP | Cerimónia de Abertura | Abraão Vicente

 XIII Congresso da APLOP | Cerimónia de Abertura | Jucelino Cardoso

 XIII Congresso da APLOP | Belmar da Costa | Curso de Introdução ao Shipping

 XIII Congresso da APLOP | Joaquim Piedade | Zona Franca do Dande

 Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012

Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012