Início > Prémios

BRASIL

Porto Sudeste vence o prémio ESG Portuário na categoria Projectos Ambientais

Com o projecto “Sistema de Tratamento e Reaproveitamento de Recursos Hídricos”, o Porto Sudeste venceu o Prémio ESG Portuário, na categoria Projectos Ambientais, que contempla iniciativas que beneficiem a natureza e o ecossistema. O galardão, que faz parte das actividades do VI Simpósio de Gestão Portuária, é organizado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio do Laboratório de Pesquisa LabPortos. O intuito é valorizar organizações e profissionais do sector portuário que desenvolvem projectos de sustentabilidade inovadores e diferenciados.

CABO VERDE

ENAPOR vence prémio de Transformação Digital | PALOP Innovation Awards 2023

A ENAPOR — Portos de Cabo Verde venceu o prémio de Transformação Digital, na Categoria “Corporate Innovation”, nos PALOP Innovation Awards 2023, com o projeto "Estiva Eletrónica". Os vencedores desta edição foram anunciados num evento que aconteceu em Angola.

A Categoria “Corporate Innovation”, que estava sujeita ao voto público, premeia a qualidade e alcance das estratégias de inovação e de transformação digital, e a sua harmonia com a estratégia corporativa.

RIO DE JANEIRO, BRASIL

Porto de Itaguaí recebe Prêmio ANTAQ por maior evolução no Índice de Desempenho Ambiental

O Porto de Itaguaí, administrado pela Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), ganhou o Prémio ANTAQ 2022 como 1.° colocado na categoria de “Maior evolução anual do Índice de Desempenho Ambiental”, entre os portos públicos. A 5ª edição do evento, promovido pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), aconteceu no Clube Naval de Brasília-DF.

A cerimónia de abertura contou com discursos do diretor-geral da ANTAQ, Eduardo Nery; do diretor-substituto, Alexandre Lopes; e da diretora Flávia Takafashi, além do ministro de Infraestrutura, Marcelo Sampaio. Também estava presente o titular da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA), Mário Povia. Em seguida, foram entregues diversos prêmios de quatro grandes categorias: “Iniciativas Socioambientais”, “Artigos Técnico-Científicos”, “Conformidade Regulatória” e “Índice de Desempenho Ambiental (IDA)”.

RIO DE JANEIRO, BRASIL

Porto de Angra dos Reis recebe Prêmio ANTAQ 2021

A Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ) marcou presença na 4.ª edição do Prémio ANTAQ 2021, promovido pela Agência Nacional de Transporte Aquaviário (ANTAQ). O evento, realizado no Clube Naval de Brasília, teve por finalidade reconhecer as iniciativas que se destacaram por sua contribuição na melhoria da prestação de serviços de transportes aquaviários à sociedade, fomentar a pesquisa e a produção técnico-científica e a disseminação de boas práticas de operação e gestão do sector.

BRASIL

Docas do Rio recebe prémio do Ministério da Infraestrutura

A Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ) marcou presença no Fórum Nacional de Logística e Infraestrutura Portuária – Brasil Export 2020, que reuniu os principais nomes do setor, em Brasília, nos dias 23 e 24 de novembro. No encerramento do evento, após o discurso do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, aconteceu a solenidade de entrega do “Prêmio Portos + Brasil” do Ministério da Infraestrutura e a CDRJ foi a segunda colocada na categoria ‘Variação da Margem Ebtida’, indicador financeiro de quanto a empresa está gerando de recursos em suas atividades operacionais.

Porto do Açu é finalista do Prémio de Sustentabilidade da Associação Internacional de Portos

O Porto do Açu é finalista do Prémio de Sustentabilidade da Associação Internacional de Portos (IAPH), a maior entidade do sector, que representa cerca de 200 dos maiores portos de 90 países do mundo. O Açu é o único porto brasileiro e da América Latina na disputa e teve o projeto selecionado junto a outros 45 que se candidataram ao prêmio, em diferentes categorias.

Enapor ganha prémio de Informação Estatística na 5ª Edição do «African Ports Awards»

A Enapor venceu o prémio do Porto que melhor comunica os seus dados estatísticos na 5ª Edição do "African Ports Awards", que aconteceu em Lomé, Togo, no âmbito do 40º Conselho da Associação de Gestão dos Portos da África Ocidental e Central - AGPAOC.

O prémio é o reconhecimento da aposta da ENAPOR na comunicação da sua gestão, disponibilizando informação periódica da actividade portuária e dando a conhecer o os seus resultados através das suas redes de divulgação.

BRASIL

Porto de Imbituba vence o Prémio Portos e Navios de Responsabilidade Socioambiental

O Porto de Imbituba é o vencedor do Prémio Portos e Navios de Responsabilidade Socioambiental, com o projecto "Mar de Letras". A Prumo Logística, que administra o Porto do Açu, e o Porto Itapóá receberam Menção Honrosa, com os projectos "Tartarugas Marinhas no Porto do Açu" e "Itapoá Sempre Verde", respectivamente.

PORTO ITAPOÁ É REFERÊNCIA EM SATISFAÇÃO DO CLIENTE ENTRE OS TERMINAIS PORTUÁRIOS BRASILEIROS

Pelo segundo ano consecutivo, o Porto Itapoá foi um dos destaques no Fórum Brasileiro de Relacionamento com o Cliente - FBRC. O evento, que está em sua 17ª edição, é promovido pelo Instituto Brasileiro de Relacionamento com o Cliente - IBRC, em parceria com a Revista Exame. Durante o encontro são apresentados cases de sucesso e destaques de diversos segmentos empresariais em relação aos modelos de atendimento ao cliente conduzidos por grandes marcas nacionais e internacionais com atuação no Brasil.

Prémio Marítimo das Américas 2018

Estão abertas as inscrições para o Prémio Marítimo das Américas 2018: “Sustentabilidade e eficiência portuária para a prosperidade das cidades”, promovido pela Comissão Interamericana de Portos (CIP) da Organização dos Estados Americanos (OEA) e apoiado pelo Ministério da Infraestrutura.

MOÇAMBIQUE

CFM e Parceiros distinguidos com o Prémio Platina

A Empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM), em conjunto com outras empresas integrantes do Corredor de Maputo, designadamente, TFR, MPDC e Grindrod, foi distinguida com o Prémio Platina, a mais alta distinção que é anualmente atribuída pela revista Logistics News, uma publicação da África do Sul.

BRASIL

Porto do Itaqui recebe prémio Ser Humano de Sustentabilidade

A Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), gestora do Porto do Itaqui, conquistou o Prémio Ser Humano Oswaldo Checchia, na modalidade Gestão de pessoas – Sustentabilidade, Setor Público, entregue durante o X Congresso Maranhense de RH, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos do Maranhão (ABRH-MA).

PORTO DE MAPUTO, MOÇAMBIQUE

MPDC homenageada no MOZEFO

A MPDC foi homenageada na Gala do Fórum Económico e Social de Moçambique (MOZEFO) pelo seu papel no crescimento económico de Moçambique. Segundo os organizadores deste fórum que “visa impulsionar o crescimento económico de forma acelerada, inclusiva e sustentável para todos os moçambicanos”, a MPDC foi distinguida pelas transformações que trouxe às infraestruturas do Porto de Maputo e atracção de investimentos que tem conseguido.

No seu discurso, o Director-Executivo Osório Lucas, dedicou o prémio aos 10.000 estivadores que são os verdadeiros promotores do crescimento no porto.

BRASIL

Santarém ganha Prémio Antaq de Sustentabilidade

O Porto de Santarém (PA) concorreu ao Prémio Antaq 2017 e ficou em segundo lugar na categoria de maior evolução anual do IDA (Índice de Desempenho Ambiental) em uma cerimonia realizada em Brasília (DF). O evento homenageou o trabalho realizado em portos de todo o País.

Para o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Adalberto Tokarski, "o prêmio é fundamental como reconhecimento de trabalhos de excelência realizados nos setores portuários e de navegação. A questão da sustentabilidade é primordial para a agência. Esse prêmio valoriza aqueles e aquelas que contribuem para uma logística eficiente e, acima de tudo, que vai ao encontro do meio ambiente".

BRASIL

Prémio ANTAQ 2017

Convidam-se pesquisadores, profissionais graduados e estudantes de pós-graduação a submeter artigos até ao dia 04 de agosto de 2017 para o Prêmio ANTAQ 2017 na categoria de artigos técnicos e científicos.

Poderão concorrer trabalhos nas áreas de Direito, Economia, Regulação, Meio Ambiente, Gestão, Ciências Sociais, Geografia, Políticas Públicas e Infraestrutura e Logística, que apresentem relevância técnico-científica e institucional em conformidade com as áreas de atuação de competência da ANTAQ.

BRASIL

Agência lança Prémio ANTAQ 2017

O Prémio tem por finalidade reconhecer iniciativas que se destaquem pela sua contribuição na melhoria da prestação de serviços de transportes aquaviários à sociedade, fomentar a pesquisa e a produção académica e disseminar as boas práticas na operação.

BRASIL

Porto de Itajaí recebe mais um prémio Impar

Por mais um ano consecutivo o Porto de Itajaí recebe o prémio Impar (Índice das Marcas de Preferência e Afinidade Regional) como o “Porto que mais se destaca”. O prémio foi entregue ao procurador jurídico da Superintendência do Porto de Itajaí, Thiago Gazaniga, em evento realizado na sede da Federação das Indústrias de Santa Catarina.

BRASIL

Porto de Itajaí é um dos contemplados com o Prêmio Antaq de Sustentabilidade Ambiental Aquaviária

O Porto de Itajaí recebeu 99.37 pontos na avaliação do seu desempenho ambiental em auditoria realizada pela Agência Nacional dos Transportes Aquaviários (Antaq). O Índice de Desempenho Ambiental (IDA) tem a pontuação máxima de cem pontos e o Porto de Itajaí foi o segundo colocado no ranking da Agência Reguladora, ficando atrás apenas do Porto de São Sebastião, São Paulo. O superintendente do Porto de Itajaí, engenheiro Antonio Ayres dos Santos Júnior, credita esse resultado à política ambiental adotada pelo Porto de Itajaí e ao trabalho coeso e especializado realizado pela Gerência de Meio Ambiente do porto.

AICEP recebe prémio em Angola

Portugal foi o vencedor da Maior Representação Internacional na FILDA. O prémio foi entregue à AICEP pela Ministra do Comércio de Angola, Rosa Pacavira. O galardão premeia o País com maior representatividade empresarial na FILDA 2014.

GALARDÃO ENTREGUE ESTA SEXTA-FEIRA, EM BRUXELAS

Porto de Luanda distinguido com o prémio «Melhor Terminal Regional de Contentores»

No decurso dos investimentos do Porto de Luanda nos últimos cinco anos, a empresa portuária recebe esta sexta-feira (21), em Bruxelas, na Bélgica, o prémio de "Melhor Terminal Regional de Contentores", no âmbito dos galardões outorgados pela plataforma internacional de portos Crans Montana.

 Vídeo

Sobrevoando a Restinga e a cidade do Lobito (Angola)

 XIII Congresso da APLOP | Ireneu Camacho | ENAPOR – Portos de Cabo Verde

 XIII Congresso da APLOP | Eneida Gomes | ENAPOR – Portos de Cabo Verde

 XIII Congresso da APLOP | Joaquim Gonçalves | APDL

 XIII Congresso da APLOP | Ricardo Roque | A Marca APLOP – Novos Caminhos

 XIII Congresso da APLOP | António Santos | Estudo de Mercado dos Portos dos PALOP

 XIII Congresso da APLOP | Dinis Manuel Alves

 XIII Congresso da APLOP | Segundo período de debate

 XIII Congresso da APLOP | Debate

 XIII Congresso da APLOP | Apresentação do Painel 1

 Encerramento do XIII Congresso da APLOP

 XIII Congresso da APLOP | José Renato Ribas Fialho | ANTAQ

 XIII Congresso da APLOP | Cerimónia de Abertura | Ireneu Camacho

 XIII Congresso da APLOP | José Luís Cacho

 XIII Congresso da APLOP | Massoxi Bernardo | Porto de Luanda

 XIII Congresso da APLOP | Francisco Martins | Porto de Suape

 XIII Congresso da APLOP | Cerimónia de Abertura | Murillo Barbosa

 XIII Congresso da APLOP | Cerimónia de Abertura | Abraão Vicente

 XIII Congresso da APLOP | Cerimónia de Abertura | Jucelino Cardoso

 XIII Congresso da APLOP | Belmar da Costa | Curso de Introdução ao Shipping

 XIII Congresso da APLOP | Joaquim Piedade | Zona Franca do Dande

 Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012

Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012