Início > Cabo Verde

Governo de Cabo Verde subconcessiona Serviços Portuários

O procedimento compreende duas fases, sendo a primeira de apresentação de candidatura e qualificação. A segunda fase será de apresentação de propostas e respetiva análise e avaliação.

 O Governo de Cabo Verde irá avançar com uma fase prévia ao lançamento da procedimento pré-contratual, com a realização de uma Consulta Pública que decorrerá de 11 de Março a 10 de Abril.

Consulte AQUI o processo onde consta toda a documentação, informações sobre o processo e como as pessoas podem participar da Consulta Pública.

CABO VERDE

ENAPOR recebe visita da Embaixadora dos Países Baixos

A Embaixadora dos Países Baixos, Dra. Carmen HAGENAARS, foi recebida na sede da ENAPOR - Portos de Cabo Verde, no Mindelo, no âmbito da deslocação efectuada a São Vicente, para apresentação da sua carta diplomática ao Presidente da República de Cabo Verde.

A Diplomata foi recebida pelo Gestor do Projeto do Terminal de Cruzeiro do Mindelo - TCM, Eng. Bruno Fortes, e pelos Assessores do Conselho de Administração, Dr. Carlos Oliveira e o Engº Alcídio Lopes, que fizeram uma breve apresentação do projeto, seguindo-se de uma visita ao estaleiro das obras do TCM.

CABO VERDE

Nova etapa das obras do Terminal de Cruzeiros do Mindelo

As obras do Terminal de Cruzeiros do Mindelo entraram numa nova etapa, com a betonagem das lajes do novo cais e do edifício de receção de passageiros.

No novo cais (jetty) a laje de piso, com 20 metros de largura, é betonada por tramos de aproximadamente 24 metros de comprimento, até atingir o comprimento total de 400 metros do novo cais, uma estrutura monumental que permitirá receber os maiores cruzeiros do mundo.

CABO VERDE

Secretário de Estado norte-americano visita Porto da Praia

O Secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, iniciou recentemente em Cabo Verde um périplo por África, que incluiu deslocações à Costa do Marfim, Nigéria e Angola.

O governante esteve no Porto da Praia, uma das infraestruturas que beneficiou do financiamento do Millennium Challenge Corporation - MCC, e foi recebido pelo Administrador-delegado do Porto da Praia, Nelson Freire. Durante a curta visita, o Administrador-delegado frisou a importância do financiamento do MCC no desenvolvimento daquela estrutura portuária, que desempenha um papel importante na economia do país.

OBRAS EM CURSO NOS PORTOS DE CABO VERDE

No âmbito do plano de investimentos concebido para os próximos anos, visando a edificação de projetos estruturantes para os Portos de Cabo Verde, estão em curso várias obras que visam a melhoria nas infraestruturas portuárias, com destaque para a construção do Centro de Expurgos, no Porto Novo, do Espaço Social de Mão de obra Portuária e a reabilitação do cais de Cabotagem, no Porto da Praia, e ainda a construção da Gare Marítima, no Porto Inglês.

TEMPORADAS DE 2024 A 2026

Previsão de Escala de Cruzeiros para Cabo Verde

Consulte a previsão de escala de cruzeiros para Cabo Verde, previsão referente aos anos de 2024 a 2026.

CA da ENAPOR reúne-se com o PCA da Cabo Verde TradeInvest em encontro de trabalho

O Conselho da Administração da ENAPOR esteve reunido com o PCA da Cabo Verde TradeInvest, José Almada Dias, num encontro de trabalho abordando oportunidades de investimentos, parcerias e projetos destinados a impulsionar o crescimento do país.

Em agenda estiveram assuntos de mútuo interesse, entre os quais o projeto RADISSON PRAIA, onde, em completa sintonia e alinhamento, as duas instituições debruçaram-se sobre os pontos chaves do referido projeto, numa união de esforços visando a sua sustentabilidade.

MINDELO, CABO VERDE

Porto Grande acolheu pela primeira vez o navio de cruzeiro «MSC Poesia»

A incrível jornada de 121 dias do Navio de Cruzeiro MSC Poesia, que se iniciou no dia 5 de janeiro, para 50 destinos em 31 países diferentes, chegou a Cabo Verde, aportando na manhã de15 de janeiro, na cidade do Mindelo, com 1.259 passageiros e 528 tripulantes.

Para assinalar este facto, uma equipa da ENAPOR constituída pelo Conselho da Administração, o Administrador-Delegado do Porto Grande e por alguns Diretores deu as boas-vindas à tripulação.

CABO VERDE | CONCURSO PÚBLICO

Contratação de uma Empresa para Execução da Empreitada de Remodelação e Ampliação da Gare Marítima do Porto Grande - São Vicente

A ENAPOR, Empresa Nacional de Administração dos Portos, S.A., com sede social no Mindelo, S. Vicente, telefone (238) 230 75 00, fax (238) 232 43 37/ (238) 232 21 70, C.P. 82, através deste anúncio, faz saber que está aberto o Concurso Público, destinado à “Contratação de uma Empresa para Execução da Empreitada de Remodelação e Ampliação da Gare Marítima do Porto Grande - São Vicente”.

ENAPOR

Portos de Cabo Verde em destaque na 127ª Edição da Revista Pontos de Vista

O PCA da ENAPOR - Portos de Cabo Verde, Ireneu Camacho, abordou, na última edição de 2023 da Revista Pontos de Vista, a importância do setor portuário para a economia do país e os projetos de sustentabilidade para os Portos de Cabo Verde.

Portos de Cabo Verde em destaque na 127.ª Edição da Revista «Pontos de Vista»

O PCA da ENAPOR - Portos de Cabo Verde, Ireneu Camacho, abordou, na última edição de 2023 da Revista "Pontos de Vista", a importância do sector portuário para a economia do país e os projetos de sustentabilidade para os Portos de Cabo Verde.

Embaixador da Índia em Cabo Verde visita sede da ENAPOR - Portos de Cabo Verde

O PCA da ENAPOR - Portos de Cabo Verde, Ireneu Camacho, recebeu, na sede da empresa em Mindelo, a visita de cortesia do Embaixador da Índia em Cabo Verde, Sanjeev Jain.

No encontro, o diplomata teve a oportunidade de conhecer melhor os Portos de Cabo Verde, os principais projetos da empresa, e foram exploradas possibilidades de cooperação entre Cabo Verde e Índia no domínio das áreas marítima e portuária.

CABO VERDE

Gare Marítima do Porto Inglês: Assinatura do Auto de Consignação das Obras

Decorreu na manhã de dia 24, na ilha do Maio, o acto de assinatura do Auto de Consignação das Obras da Gare Marítima do Porto Inglês.

O projecto conta com um novo edifício de 740m2 de área bruta, que integra uma Gare Marítima, com capacidade para albergar cerca de 300 passageiros, Guarita, Refeitório e Balneários para os colaboradores do porto.

CABO VERDE

Apresentação do Projeto ENAPOR ACADEMY | CVOW 2023

Foi apresentado no último dia da Semana dos Oceanos, pela Administradora Executiva da ENAPOR, Eneida Gomes, o projeto ENAPOR ACADEMY.

A ENAPOR ACADEMY é um projeto que consiste na implementação de um Centro de Formação interno que também servirá de apoio a outras instituições e a sociedade em geral, cujo foco é a capacitação dos colaboradores, o desenvolvimento de liderança, a qualidade de vida no trabalho e a Enapor Awards.

Para ampliar área de gestão de produtos petrolíferos

ENAPOR e VIVO ENERGY assinam contrato de concessão

A ENAPOR, representada pelo PCA, Ireneu Camacho, e a VIVO ENERGY, representado pelo PCA, João Oliveira e Sousa, assinaram um contrato de uso privativo de uma área portuária para extensão, gestão e exploração de produtos petrolíferos, na área de domínio público portuário sito na Achada Grande, cidade da Praia.

«Portos de Cabo Verde» em alta na movimentação de mercadorias

Portos de Cabo Verde regista um crescimento de 11,83% na movimentação de mercadorias do terceiro trimestre de 2023 face ao período homólogo de 2022.

De acordo com os dados do Boletim Estatístico dos Portos de Cabo Verde, o país chegou a 689 395 toneladas de mercadorias movimentadas no terceiro trimestre de 2023, representando um crescimento de 11,83% quando comparado com o mesmo período do ano anterior.

Número de passageiros de cruzeiros de visita a Cabo Verde cresce 148%

O número de passageiros de cruzeiros de visita a Cabo Verde cresceu este ano 148% até setembro, em comparação com o mesmo período de 2022, de acordo com dados da empresa pública cabo-verdiana Enapor no seu último boletim estatístico.

Portos de Cabo Verde participou nas Jornadas das Mulheres Portuárias Africanas e Espanholas

Com o objectivo de desenvolver acções destinadas à profissionalização, promoção e maximização do papel da mulher africana no âmbito portuário, a Fundação Portos de Las Palmas realizou mais uma edição das Jornadas de Mulheres Portuárias Africanas e Espanholas, que aconteceu de 2 a 6 de outubro, em Las Palmas, Canárias, e a ENAPOR — Porto de Cabo Verde fez-se representar pela Administradora Executiva, Eneida Gomes e pela Diretora Financeira, Cátia Almeida.

Portos de Cabo Verde marcaram presença na X.ª edição da Expomar

A Expomar 2023 decorreu de 21 a 23 de Setembro nas instalações da ENAPOR, em Mindelo. A Enapor - Portos de Cabo Verde, empresa parceira da Expomar, esteve mais uma vez presente no evento para divulgar a sua imagem e partilhar informações sobre os Portos de Cabo Verde, os seus segmentos de exploração e os projectos, com destaque para o Terminal de Cruzeiros e a Expansão do Porto Grande.

O certame, que teve como lema "Nôs Mar, Nôs Riqueza", contou com cerca de 45 expositores nacionais e estrangeiros, entre os quais uma delegação da Junta da Galícia, Espanha.

Enapor - Portos De Cabo Verde apresenta plano de actividades e orçamento 2024 ao Ministro do Mar

A Enapor Portos de Cabo Verde, empresa pública do Estado responsável pela gestão e logística portuária a nível nacional, apresentou ao Ministro do Mar, Abraão Vicente, o seu plano de atividades e orçamento para o ano económico de 2024.

Antes de traçar o panorama geral dos investimentos e verbas alocadas a cada sector, o Conselho de Administração (CA) fez um ponto de situação dos projetos em curso neste ano e os que transitam para 2024, como é o caso do Terminal de Cruzeiros do Mindelo que será entregue no primeiro semestre.

 Vídeo

Sobrevoando a Restinga e a cidade do Lobito (Angola)

 XIII Congresso da APLOP | Ireneu Camacho | ENAPOR – Portos de Cabo Verde

 XIII Congresso da APLOP | Eneida Gomes | ENAPOR – Portos de Cabo Verde

 XIII Congresso da APLOP | Joaquim Gonçalves | APDL

 XIII Congresso da APLOP | Ricardo Roque | A Marca APLOP – Novos Caminhos

 XIII Congresso da APLOP | António Santos | Estudo de Mercado dos Portos dos PALOP

 XIII Congresso da APLOP | Dinis Manuel Alves

 XIII Congresso da APLOP | Segundo período de debate

 XIII Congresso da APLOP | Debate

 XIII Congresso da APLOP | Apresentação do Painel 1

 Encerramento do XIII Congresso da APLOP

 XIII Congresso da APLOP | José Renato Ribas Fialho | ANTAQ

 XIII Congresso da APLOP | Cerimónia de Abertura | Ireneu Camacho

 XIII Congresso da APLOP | José Luís Cacho

 XIII Congresso da APLOP | Massoxi Bernardo | Porto de Luanda

 XIII Congresso da APLOP | Francisco Martins | Porto de Suape

 XIII Congresso da APLOP | Cerimónia de Abertura | Murillo Barbosa

 XIII Congresso da APLOP | Cerimónia de Abertura | Abraão Vicente

 XIII Congresso da APLOP | Cerimónia de Abertura | Jucelino Cardoso

 XIII Congresso da APLOP | Belmar da Costa | Curso de Introdução ao Shipping

 XIII Congresso da APLOP | Joaquim Piedade | Zona Franca do Dande

 Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012

Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012