Início > Timor Leste

Parlamento timorense ratifica por unanimidade acordo de mobilidade da CPLP

O Parlamento de Timor-Leste ratificou, por unanimidade, o acordo de mobilidade da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que já tinha sido ratificado por seis outros membros da organização lusófona.

A ratificação decorreu numa sessão do parlamento em que os deputados destacaram a importância do acordo para reforço dos laços entre os estados-membros da CPLP, permitindo maior liberdade de circulação neste espaço.

Navio de passageiros construído na China para servir Timor-Leste chega ao país em Outubro

O “Berlin-Ramelau”, um navio de passageiros construído na China, deverá chegar a Timor-Leste a 11 de Outubro, revelou o Ministro timorense dos Transportes e Comunicações, José Agostinho da Silva.

A Autoridade Portuária de Timor-Leste está a preparar a partida para a China de equipas técnicas para inspeccionar o navio, que poderá então viajar para o país de língua portuguesa, acrescentou o responsável.

Fundo de Cooperação China-PLPs quer apoiar empresas chinesas em Timor-Leste

O Fundo de Cooperação para o Desenvolvimento China-Países de Língua Portuguesa está aberto a investir em projectos de empresas chinesas em Timor-Leste, avança a Embaixada da China em Díli.

O Conselheiro Económico e Comercial da Embaixada da China em Díli, Geng Xiewei, apresentou o fundo sediado em Macau a 20 companhias chinesas a operar em Timor-Leste.

Investimento de Timor-Leste em estaleiro naval espera ter apoio do Estado português

O investimento de 11,8 milhões de euros que Timor-Leste vai fazer nos Estaleiros Navais do Mondego (ENM), na Figueira da Foz, espera contar com o apoio do Estado português no reinício da atividade, disse fonte da empresa.

"Há uma coisa pela qual vamos lutar, que é pela ajuda do Estado português. É o primeiro grande investimento que Timor-Leste faz num país, é uma coisa nova. E, portanto, tem um interesse estratégico e político muito grande", disse à agência Lusa Bruno Costa, gerente da AtlanticEagle Shipbuilding, empresa cujo sócio maioritário é uma sociedade de desenvolvimento criada pela Região Administração Especial de Oecusse-Ambeno (RAEOA), de Timor-Leste.

Saldo do Fundo Petrolífero timorense cresceu 400 MUSD no terceiro trimestre do ano

O saldo do Fundo Petrolífero (FP) timorense cresceu 400 milhões de dólares no terceiro trimestre do ano, atingido os 18,47 mil milhões de dólares (15,54 mil milhões de euros) no final de setembro, segundo dados agora divulgados.

Em termos homólogos, face ao final do terceiro trimestre de 2019, o FP aumentou quase 916 milhões de dólares (770,5 milhões de euros), o que representa um crescimento de mais de 5,2%.

Portugal, terceiro maior parceiro de desenvolvimento de Timor-Leste em 2021

Portugal será o terceiro maior parceiro de desenvolvimento de Timor-Leste em 2021, atrás da Austrália e da União Europeia, segundo a proposta de lei do Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2021.

China fornece quase um terço das importações de Timor-Leste

A China forneceu mais de 30 por cento das importações de Timor-Leste em 2019, segundo o Relatório de Estatísticas do Comércio Externo de 2019.
O documento, preparado pela Direcção Geral de Estatística do Ministério timorense das Finanças, revela que 16,2 por cento das importações vieram de Hong Kong e 14,4 por cento da China Interior.

Estaleiro chinês inicia construção de navio de passageiros para Timor-Leste

O estaleiro da empresa naval holandesa Damen Shipyards Group NV em Yichang, na província chinesa de Hubei, iniciou recentemente a construção de um navio de passageiros para o Governo de Timor-Leste.

Num comunicado, a Damen diz que a cerimónia de arranque dos trabalhos, que contou com representantes do Governo timorense, foi realizada através da Internet, devido à pandemia da Covid-19.

Acções da Baron Oil sobem após anúncio de potenciais do poço Chuditch-1 no Mar de Timor

As acções da petrolífera Baron Oil no Reino Unido aumentaram 400% depois de a empresa confirmar potenciais acima do previsto no poço Chuditch-1 localizado no Mar de Timor.

A reacção dos investidores surge depois de a empresa ter divulgado relatórios preparados pela Shell Australia que referiam a potencial existência de uma coluna de 25 metros de gás com estimativas de 2.320 milhões de pés cúbicos de gás.

PM de Timor-Leste garante direitos das empresas que operam no Mar de Timor

Os direitos das empresas em actividade serão protegidos e respeitados com a passagem da antiga Área Conjunta de Desenvolvimento Petrolífero para a jurisdição exclusiva de Timor-Leste, garantiu o primeiro-ministro timorense.

Taur Matan Ruak, ao intervir na primeira Cimeira do Petróleo e Gás de Timor-Leste, que reuniu em Dili especialistas nacionais e estrangeiros, profissionais e empresas do sector, recordou ter o Governo aprovado um pacote legislativo destinado a garantir uma transição suave e eficiente, respeitando e protegendo totalmente os direitos e expectativas legítimas das empresas.

Timor-Leste e Austrália querem ratificar tratado de fronteiras a 30 de Agosto

Os governos de Timor-Leste e da Austrália pretendem concluir a ratificação do Tratado Permanente de Fronteiras Marítimas entre os dois países no dia 30 de Agosto.

Um membro do governo de Timor-Leste confirmou a existência de acordo, um esboço da nota verbal, “tudo estando a ser feito no sentido de que a ratificação possa ficar concluída a 30 de Agosto”, data em que se assinala o vigésimo aniversário do referendo de independência de Timor-Leste.

Estatal de Timor-Leste procura financiamento ao abrigo da iniciativa Faixa e Rota da China

A Timor Gap está a negociar com a China a concessão de financiamento para a construção do novo porto do Beaço, infra-estrutura inserida no projecto Greater Sunrise, disse o presidente da petrolífera estatal.

Francisco Monteiro disse ainda à agência noticiosa Lusa decorrem neste momento as negociações comerciais para a obtenção do crédito necessário para construir o porto, obra cujo custo está estimado em 943 milhões de dólares, tendo ainda garantido que a empresa “não vai depender do Orçamento de Estado.”

Saldo de 17,16 mil milhões de dólares no Fundo Petrolífero de Timor

No final de Setembro, o Fundo Petrolífero de Timor-Leste registava um saldo de 17,16 mil milhões de dólares, mais 228,83 milhões do que no fim de Junho, de acordo com um relatório trimestral divulgado pelo Banco Central timorense num encontro com jornalistas citado pela Lusa e Observador.

Presidente de Timor-Leste apela a aposta no mar

“É tempo de apostar no Mar e na sua exploração, enquanto importante recurso económico do país, como um desígnio estratégico para Timor-Leste para que possa dar frutos nas próximas décadas”, afirmou Francisco Guterres Lu-Olo, presidente de Timor-Leste, durante a 1.ª Conferência Internacional sobre os Assuntos do Mar, que decorreu em Díli, nos dias 16 e 17 deste mês, organizado pelo Instituto de Defesa Nacional de Timor-Leste (IDN-TL).

Guterres diz que Tratado entre Timor-Leste e Austrália é exemplo da resolução pacífica de disputas

O secretário-geral das Nações Unidas, o português António Guterres, considera que a assinatura da tratado das fronteiras marítimas entre Timor-Leste e a Austrália é um exemplo da eficácia da lei internacional na resolução pacífica de disputas.

A 6 DE MARÇO, EM NOVA IORQUE

Timor-Leste e Austrália assinam acordo de fronteiras marítimas

Timor-Leste e a Austrália assinam a 6 de Março o novo tratado das fronteiras marítimas entre os dois países, mas o modelo de exploração dos campos petrolíferos de Greater Sunrise pode não ficar resolvido nessa data, informou a agência noticiosa Lusa, citando fontes conhecedoras do processo.

Acordo marítimo entre Austrália e Timor-Leste será assinado em Março

A Austrália e Timor-Leste assinam no inicio de Março o tratado de delimitação de fronteiras marítimas que põe termo ao diferendo existente entre os dois países, informou o Tribunal Permanente de Arbitragem (TPA), em comunicado divulgado em Haia.

O comunicado do TPA faz o ponto de situação do diferendo jurídico internacional entre os dois países, que se prende com as fronteiras marítimas numa zona geográfica disputada e rica em reservas de gás natural e petróleo.

PM timorense quer ouvir empresa responsável por novo porto sobre empreitada da obra

O primeiro-ministro timorense disse à Lusa que quer ouvir a empresa francesa Bolloré, concessionária do novo Porto de Tibar, nos arredores de Díli, para esclarecer aspetos relacionados com a subcontratação para a empreitada da obra.

"Ainda estou a tratar deste assunto. Já mandei chamar a Bolloré para conversar com eles, e prefiro não me alongar muito em declarações públicas. Quero compreender melhor esta situação", afirmou Mari Alkatiri.

Evolução das economias dos PALOP e de Timor Leste 2016-2017

Está disponível no site do Banco de Portugal: Evolução das economias dos PALOP e de Timor-Leste 2016-2017.

SECTORES DE TRANSPORTE MARÍTIMO, CONSTRUÇÃO E MANUTENÇÃO NAVAL

Novo Primeiro-Ministro timorense quer reforçar e expandir parceria com Portugal

O novo primeiro-ministro timorense defendeu um reforço e expansão da parceria histórica de Timor-Leste com Portugal, na "educação de qualidade", nos setores de transporte marítimo, construção e manutenção naval e em investimento direto.

"As nossas relações com Portugal remontam há séculos e em 2015 celebramos o 5.º centenário da chegada às praias de Lifau dos primeiros portugueses. A cooperação bilateral com Portugal deve ser revista e redimensionada", disse Mari Alkatiri, momentos depois de tomar posse como primeiro-ministro no VII Governo constitucional.

 Vídeo

Sobrevoando a Restinga e a cidade do Lobito (Angola)

 XIII Congresso da APLOP | Ireneu Camacho | ENAPOR – Portos de Cabo Verde

 XIII Congresso da APLOP | Eneida Gomes | ENAPOR – Portos de Cabo Verde

 XIII Congresso da APLOP | Joaquim Gonçalves | APDL

 XIII Congresso da APLOP | Ricardo Roque | A Marca APLOP – Novos Caminhos

 XIII Congresso da APLOP | António Santos | Estudo de Mercado dos Portos dos PALOP

 XIII Congresso da APLOP | Dinis Manuel Alves

 XIII Congresso da APLOP | Segundo período de debate

 XIII Congresso da APLOP | Debate

 XIII Congresso da APLOP | Apresentação do Painel 1

 Encerramento do XIII Congresso da APLOP

 XIII Congresso da APLOP | José Renato Ribas Fialho | ANTAQ

 XIII Congresso da APLOP | Cerimónia de Abertura | Ireneu Camacho

 XIII Congresso da APLOP | José Luís Cacho

 XIII Congresso da APLOP | Massoxi Bernardo | Porto de Luanda

 XIII Congresso da APLOP | Francisco Martins | Porto de Suape

 XIII Congresso da APLOP | Cerimónia de Abertura | Murillo Barbosa

 XIII Congresso da APLOP | Cerimónia de Abertura | Abraão Vicente

 XIII Congresso da APLOP | Cerimónia de Abertura | Jucelino Cardoso

 XIII Congresso da APLOP | Belmar da Costa | Curso de Introdução ao Shipping

 XIII Congresso da APLOP | Joaquim Piedade | Zona Franca do Dande

 Constituição da APLOP

Constituição da APLOP

Foto de família