MOÇAMBIQUE
Terminal portuário de Chongoene já tem escritura pública
O Ministro dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala, e a Vice-presidente da Sociedade Terminal de Minérios de Chongoene, Qijia Xue, assinaram a Escritura Pública do Contrato de Concessão do Terminal Portuário de Chongoene, na província de Gaza.
Aprovada recentemente pelo Conselho de Ministros, a concessão do Terminal Portuário de Chongoene estará sob a gestão daquela sociedade que é constitída pelas empresas Densheng Port SA. (com 80% do capital), e pela empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM), (com 20%).
Esta sociedade, com uma vigência de 15 anos, tem em vista a construção, operação e gestão das infraestruturas portuárias para o armazenamento e manuseamento de areias pesadas a granel, provenientes da Mina de Areias Pesadas de Chibuto.
MOÇAMBIQUE
Primeiro comboio de combustíveis chega ao Malawi através da Linha Férrea de Vila Nova da Fronteira
Os Caminhos de Ferro de Moçambique realizaram, recentemente, o primeiro comboio de combustíveis para o Malawi, através do Ramal Dona Ana - Vila Nova da Fronteira, na Província central de Tete.
Segundo o Director de Comunicação e Imagem do CFM, Adélio Dias, “o comboio partiu do Porto da Beira com 48 tanktainers (24 plataformas) tendo como destino final a Marka, localizada no distrito malawiano de Nsanje, que faz fronteira com a Vila Nova da Fronteira, do lado moçambicano”.
A realização deste primeiro comboio de combustíveis para o Malawi, a partir do Porto da Beira, é uma indicação clara de que o Ramal Dona Ana - Vila Nova da Fronteira já está a ser utilizado para fins comerciais. No mês de Julho último, a Linha recebeu o primeiro comboio comercial transportando melaço, numa importação do Malawi, a partir do Porto da Beira.
MOÇAMBIQUE
Porto de Nacala regista novo record de manuseamento após modernização
O Porto de Nacala alcançou um novo record no manuseamento de contentores, confirmando a eficácia das obras de modernização concluídas em finais de 2023. As melhorias permitiram ao porto aumentar significativamente a sua capacidade de manuseamento, passando de 100 mil para 252 mil toneladas de carga contentorizada, um crescimento de mais de 150%.
LUÍSA DIOGO:
Porto de Maputo é Caso de Sucesso de Parceria Público-Privada
A antiga primeira-ministra Luísa Diogo, aponta o Porto de Maputo, concessionado à Sociedade de Desenvolvimento do Porto de Maputo (MPDC), como um dos casos de sucesso de Parcerias Público-Privadas (PPP).
Falando durante a primeira conferência sobre as PPP, que decorreu em Maputo, organizada pela revista Business & Legal, a antiga governante apontou outros casos, como o Porto da Beira, de Nacala e a Estrada Número Quatro (N4), concessionados à Cornelder, Portos do Norte e a Trans African Concessions (TRAC), respectivamente.
Moçambique Vai Enviar Navio Para Auxiliar Dragagem do Porto da Guiné-Bissau
O ministro dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau, Carlos Pinto Pereira, anunciou que, “se tudo correr bem”, dentro de pouco tempo, Moçambique vai enviar ao país um navio para ajudar na dragagem do porto comercial.
O governante fez o anúncio quando procedia ao balanço da visita de Estado do Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, a Moçambique, na qual disse ter sido declarada a disponibilidade do Governo moçambicano em cooperar com a Guiné-Bissau “em vários domínios”.
GAZA, MOÇAMBIQUE
Governo Cria Área de Jurisdição Portuária Para Facilitar Transporte de Areias Pesadas de Chibuto
O Governo anunciou que já foi criada e concedida uma área de jurisdição portuária no distrito de Chongoene, na província de Gaza, sul de Moçambique, com o objectivo de abrir espaço para a implementação, construção e gestão de infra-estruturas de transporte de areias pesadas que estão a ser exploradas em Chibuto.
Intervindo após a realização da 20.ª sessão ordinária do Conselho de Ministros, o porta-voz do Governo, Filimão Suaze, explicou que a área visa ainda permitir a funcionalidade do projecto do Terminal Portuário de Chongoene, bem como facilitar o planeamento e integração de futuros terminais.
MOÇAMBIQUE
Porto de Nacala Será Canal de Importação de Combustível Para o Malawi
O Porto de Nacala, localizado na província de Nampula, região Norte de Moçambique, vai passar a servir como uma das vias através da qual o Malawi começará a importar 15 milhões de litros de combustível por mês, utilizando o transporte ferroviário.
As operações, que se iniciaram em Julho, foram confiadas à empresa Nacala Logistics Limited, resultado dos acordos firmados entre a empresa, a Companhia Nacional de Petróleo do Maláui (NOCMA) e a Petroleum Importers Limited.
PORTO DE MAPUTO, MOÇAMBIQUE
Jorge Mahingue
No Porto de Maputo desde 2018, Jorge Mahingue, 57 anos, abraçou o seu ofício de Estivador sem experiência prévia ou inspiração de alguém. Desde então, tem acumulado experiência, num percurso sem qualquer tipo de acidente, algo que o orgulha.
Acredita que o trabalho que faz é muito mais do que simplesmente descarregar arroz. É uma forma de manter as suas forças, de mostrar que a idade é só um número, e que cada dia é uma oportunidade para crescer, aprender e contribuir.
MOÇAMBIQUE
Porto da Beira bate record de produtividade de crómio
Este record foi alcançado no carregamento do MV FYM SAPPHIRA, que completou a sua operação de carregamento total de 27.588 toneladas em 45 horas e 48 minutos.
A excelente produtividade é resultado do forte investimento na capacidade de manuseamento de minérios. A CdM acaba de concluir a primeira fase da construção do Terminal de Minérios que inclui 4 hectares de área de armazenamento para diversos minérios à granel e ensacados onde estes podem ser manuseados de forma eficiente.
MOÇAMBIQUE
MPDC lança concurso EPC para o projecto de expansão do terminal de contentores do Porto de Maputo
A Sociedade de Desenvolvimento do Porto de Maputo (MPDC) lançou um concurso de EPC (Engineering, Procurement and Construction) para a fase I de expansão do terminal de contentores do Porto de Maputo, operado por um consórcio liderado pela DP World, líder global de supply chain e logístic.
Com o lançamento do concurso dá-se o início das obras de expansão, que foram anunciadas em Fevereiro deste ano, na sequência da extensão do contrato de concessão do Porto de Maputo das actuais 255.000 unidades equivalentes a vinte pés (TEUs) para 530.000 TEUs.
PORTO DE MAPUTO, MOÇAMBIQUE | COM VÍDEO
Chegou o Rail2Port
Chegou o Rail2Port, um sistema que permite a troca de dados em tempo real entre os CFM e a MPDC, eliminando os desafios do processamento manual de documentos necessários para o manuseamento de carga.
Criado por técnicos moçambicanos, o Rail2Port marca uma nova era de colaboração entre as nossas instituições, oferecendo um serviço mais eficiente e integrado aos nossos clientes. Simplifica operações, identifica ineficiências e abre portas para melhorias.
PORTO DE MAPUTO, MOÇAMBIQUE | COM VÍDEO
Kátia Estajo
A história da Kátia Estajo mostra-nos como a determinação, o talento e o trabalho árduo são capazes de quebrar todas as barreiras. Construtora do seu próprio destino, representa a essência das nossas Mulheres ao Leme, e prova como no Porto não olhamos a géneros, idades, ou condições pessoais, mas apenas ao valor inegociável da competência.
PORTO DE TECHOBANINE
BAD vai financiar estudo de viabilidade
O BANCO Africano de Desenvolvimento (BAD) vai desembolsar entre três e quatro milhões de dólares, a título de donativo, para financiar o estudo de viabilidade do projecto ferro-portuário de Techobanine, no distrito de Matutuíne, em Maputo. Este facto vai credibilizar ainda mais a implementação do empreendimento.
De acordo com o ministro dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala, os três países envolvidos no projecto, Moçambique, Botswana e Zimbabwe, realizaram o estudo de forma independente, mas pretende-se fazer uma pesquisa mais integrada e actualizada.
PORTO DE MAPUTO, MOÇAMBIQUE
Sabe o que é um Lingueiro?
Sabe o que é um Lingueiro? O Edmilson Tomás Bila explica: "Quando estamos no navio, fazemos o embarque e o desembarque da carga. Mas para existir uma conexão entre a carga, precisamos de equipamento. É aí que o Lingueiro entra."
Confessa que o seu maior desafio, desde a entrada no porto há três anos anos, foi ajustar-se à responsabilidade exigida pela profissão, especialmente porque qualquer falta ou atraso pode afectar os seus colegas e até mesmo interromper as operações do navio.
MAPUTO, MOÇAMBIQUE
Ampliação do terminal ferroviário triplica capacidade de transporte de passageiros
A ampliação do terminal ferroviário de passageiros da Estação Central de Maputo vai aumentar a capacidade de transporte de 25 mil para 75 mil passageiros por dia.
Esta informação foi partilhada pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, na cerimónia de inauguração da duplicação e aumento da capacidade da Linha Férrea de Ressano Garcia e de ampliação do Terminal Ferroviário de Passageiros da Estação Central de Maputo.
MOÇAMBIQUE
País vai manusear 83 milhões de toneladas de carga até ao fim do ano
O país poderá aumentar o manuseio de cargas de 48 milhões de toneladas registadas em 2019 para 83 milhões até ao final deste ano. A informação foi avançada pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, durante a inauguração da ampliação e duplicação da linha de Ressano Garcia.
Ao longo dos últimos cinco anos, a empresa Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM), investiu mais de 600 milhões de Meticais em infra-estruturas, recursos humanos e equipamento técnico, entre outros serviços.
Moçambique, Botswana e Zimbabwe tentam viabilizar Porto de Techobanine
Moçambique, Botswana e Zimbabwe assinaram, em Maputo, novos acordos para a operacionalização do Projecto Integrado do Porto de Techobanine, encalhado há quase 15 anos.
Trata-se de um projecto orçado em 6,5 mil milhões de dólares, para a construção de um porto de águas profundas em Techobanine, distrito de Matutuine, e uma linha férrea de 1700 quilómetros ligando Moçambique, Zimbabwe e Botswana, que está em cima da mesa desde 2010, por falta de financiamento.
A 27 E 28 DE AGOSTO
Moçambique debate transportes e logística com contributo português
A Mozambique Transport Logistics Supply Chain Convention 2024 já tem data marcada: acontece a 27 e 28 de agosto, em Maputo, e conta com o contributo de oradores portugueses, entre eles os consultores Miguel Nuno Silva e Francisco Machado Serra.
Do programa constam tópicos como os desenvolvimentos infraestruturais, a otimização logística, o procurement, a regulação, a inovação e a sustentabilidade.
MOÇAMBIQUE
Linha férrea de Ressano Garcia permitirá desenvolvimento da região
A duplicação e aumento da capacidade da linha férrea de Ressano Garcia, recentemente inaugurada, vai permitir o desenvolvimento da região e do país. Este posicionamento foi defendido pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, no distrito da Moamba.
Porém, Nyusi exortou os cidadãos a conservarem a linha que liga Moamba à cidade de Maputo.
A bordo do comboio com destino à capital moçambicana, o Chefe do Estado mostrou-se satisfeito pelas condiçoes criadas.
MOÇAMBIQUE
Porto da Beira atinge números record no manuseamento de cargas
Foram manuseados no Porto da Beira, de Janeiro a Maio deste ano, 161 mil contentores, contra 102 mil, em igual período de 2023. Na carga geral, foram manuseadas 1.6 milhões de toneladas, contra 1.4, do primeiro semestre do ano passado, um crescimento considerado robusto pelo gestor do Porto da Beira, a Cornelder de Moçambique.
A conclusão da reabilitação da primeira fase da terminal de mineiros, aquisição de equipamentos modernos para transporte de cargas e uso de tecnologias de ponta e dos recursos humanos são factores que estão a contribuir na melhoria do manuseamento de cargas no Porto da Beira, que já atingiu números recordes, segundo Jan De Vries, Administrador delegado da Cornelder de Moçambique(CdM), entidade gestora do porto da Beira.