Início > APLOP em foco

COM VÍDEO

XIII Congresso da APLOP | Segundo período de debate

Segundo período de debate em torno das intervenções efectuadas no XIII Congresso da APLOP, realizado a 27 e 28 de Outubro de 2022, na Ilha do Sal (Cabo Verde).
Debate sob a moderação de Alberto Bengue, Presidente da APANG (Associação dos Portos de Angola), e do Conselho de Administração do Porto de Luanda.

COM VÍDEO

XIII Congresso da APLOP | Ricardo Roque | A Marca APLOP - Novos Caminhos

Intervenção de Ricardo Roque, membro da Administração dos Portos de Lisboa e de Setúbal (APL/APSS), no XIII Congresso da APLOP, realizado a 27 e 28 de Outubro de 2022, na Ilha do Sal (Cabo Verde).
O orador abordou o tema “A Marca APLOP – Novos Caminhos”.

Comunicação inserida no painel IV, sob a epígrafe “Promoção e Estratégia de Internacionalização dos portos da CPLP”, com a moderação de Alberto Bengue, Presidente da APANG (Associação dos Portos de Angola), e do Conselho de Administração do Porto de Luanda.

APLOP e AGPAOC protocolam cooperação futura

A APLOP e a AGPAOC assinaram, em Luanda, protocolo que visa a cooperação entre as duas associações.

O protocolo entre a Associação dos Portos de Língua Portuguesa e a Associação de Gestão dos Portos da África Ocidental e Central visa estabelecer o âmbito, as regras e os princípios orientadores da acção conjunta a desenvolver no sentido de intercâmbio de conhecimentos e experiências profissionais no domínio da actividade portuária entre as duas entidades de gestão portuária

COM VÍDEO

XIII Congresso da APLOP | Cerimónia de Abertura | Murillo Barbosa

Intervenção de Murillo Barbosa, Director-Presidente da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP – Brasil), na cerimónia de abertura do XIII Congresso da APLOP, realizado a 27 e 28 de Outubro de 2022, na Ilha do Sal (Cabo Verde).

COM VÍDEO

XIII Congresso da APLOP | Cerimónia de Abertura | Mayhara Chaves

Intervenção de Mayhara Chaves, Presidente da Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias (ABEPH), na cerimónia de abertura do XIII Congresso da APLOP, realizado a 27 e 28 de Outubro de 2022, na Ilha do Sal (Cabo Verde).

MADEIRA ANUNCIA NO XIII CONGRESSO DA APLOP:

Marca Cruise in the Atlantic Island pode passar a empresa

A marca CAI — “Cruise in the Atlantic Island”, criada em 1994 pelos portos de Canarias e da Madeira, a que se juntou mais tarde Cabo Verde, pode vir a ser mais do que uma marca e passar a ser uma empresa. Esta parceria representava em 2019, antes da pandemia, 3,2 milhões de passageiros e 1.529 escalas. No ano anterior, em 2018, o número de escalas foi superior, 1.634 escalas.

Associação Empresarial de Sines presente no XIII Congresso da APLOP

A Associação Empresarial de Sines (AES), representada pelo seu Presidente Hugo Manuel Ferreira e mais onze empresas suas associadas, esteve presente no XIII Congresso da Associação dos Portos de Língua Oficial Portuguesa – APLOP, que decorreu em Cabo Verde, Ilha do Sal, nos dias 27 e 28 deste mês.

COM VÍDEO

XIII Congresso da APLOP | Cerimónia de Abertura | Abraão Vicente

Intervenção de Abraão Vicente, Ministro do Mar do governo de Cabo Verde, na cerimónia de abertura do XIII Congresso da APLOP, realizado a 27 e 28 de Outubro de 2022, na Ilha do Sal (Cabo Verde).

A organização do congresso esteve a cargo da ENAPOR - Portos de Cabo Verde.

XIII Congresso da APLOP | Cerimónia de Abertura | Jucelino Cardoso

Intervenção do Vereador da Câmara Municipal do Sal, em representação do Presidente, Jucelino Cardoso, na cerimónia de abertura do XIII Congresso da APLOP, realizado a 27 e 28 de Outubro de 2022, na Ilha do Sal (Cabo Verde).

A organização do congresso esteve a cargo da ENAPOR - Portos de Cabo Verde.

XIII Congresso da APLOP | Apresentação do Painel 1

Vídeo com a apresentação do Painel 1 do XIII Congresso da APLOP, realizado a 27 e 28 de Outubro de 2022, na Ilha do Sal (Cabo Verde).
Apresentação a cargo do moderador, José Luís Cacho, Presidente da Associação dos Portos de Portugal e da Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS).

A organização do congresso esteve a cargo da ENAPOR - Portos de Cabo Verde.
 

Cai o pano sobre o XIII Congresso da APLOP

O XIII Congresso da Associação dos Portos de Língua Oficial Portuguesa - APLOP, que arrancou quinta-feira, 27, na ilha do Sal (Cabo Verde), terminou no dia 28 com a apresentação do painel "Promoção e Estratégias de Internacionalização dos portos da CPLP".

A 13.ª edição da reunião magna da Associação traduziu-se num espaço de partilha de experiências, de troca de ideias e de projecção de projectos comuns, tendo como principal objectivo a promoção da marca APLOP e a internacionalização dos Portos da CPLP.

VÍDEO NO CANAL DA APLOP NO YOUTUBE

XIII Congresso da APLOP | Cerimónia de Abertura | Ireneu Camacho

Intervenção de Ireneu Camacho, Presidente da APLOP e da ENAPOR – Portos de Cabo Verde, na cerimónia de abertura do XIII Congresso da APLOP, realizado a 27 e 28 de Outubro de 2022, na Ilha do Sal (Cabo Verde).
Antes, a constituição da Mesa do Congresso.

A organização do congresso esteve a cargo da ENAPOR - Portos de Cabo Verde.

VÍDEO NO CANAL DA APLOP NO YOUTUBE

XIII Congresso da APLOP | Cerimónia de Abertura | Zacarias da Costa (CPLP)

Intervenção de Zacarias da Costa, Secretário-Executivo da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), na cerimónia de abertura do XIII Congresso da APLOP, realizado a 27 e 28 de Outubro de 2022, na Ilha do Sal (Cabo Verde).
A organização do congresso esteve a cargo da ENAPOR - Portos de Cabo Verde.
 

XIII Congresso da APLOP

Ministro do Mar de Cabo Verde presente na sessão de abertura

O XIII Congresso da Associação dos Portos de Língua Portuguesa (APLOP) arrancou esta quinta-feira, 27, na ilha do Sal.

Sob a presidência dos Portos de Cabo Verde, esta XIII edição da reunião magna da APLOP acontece sob o lema "Novos Desafios, Novas Oportunidades para os portos da Lusofonia".

A sessão de abertura contou com as intervenções do Ministro do Mar do governo cabo-verdiano, Abraão Vicente; do Presidente da Associação dos Portos de Língua Portuguesa e PCA da ENAPOR, Ireneu Camacho, e do Vereador da Câmara Municipal do Sal, em representação do Presidente, Jucelino Cardoso.

Mensagem de Ireneu Camacho, Presidente da APLOP

O programa do XIII Congresso da APLOP, a decorrer na Ilha do Sal (Cabo Verde), inclui a apresentação da versão beta do novo portal da Associação dos Portos de Língua Portuguesa e, consequentemente, da sua nova imagem.
A apresentação, a decorrer esta sexta-feira, 28 de Outubro, está a cargo de Eneida Gomes, Administradora Executiva da ENAPOR - Portos de Cabo Verde.

O novo portal inclui uma "Mensagem do Presidente" que aqui divulgamos.
Texto de Ireneu Camacho, actual líder da APLOP, sendo também Presidente da ENAPOR.

XIII Congresso da APLOP com transmissão online

A exemplo do que já aconteceu em congressos anteriores, o XIII Congresso da APLOP, a decorrer na Ilha do Sal (Cabo Verde), conta com transmissão online, em directo, assim alargando o leque de potenciais interessados em assistirem aos trabalhos, mas à distância.

A transmissão é feita através do espaço da ENAPOR no Facebook da empresa de portos cabo-verdiana.

XIII CONGRESSO DA APLOP TEM INÍCIO ESTA QUINTA-FEIRA, EM CABO VERDE

A Ilha do Sal, Capital dos Portos de Língua Portuguesa durante dois dias

A 27 e 28 de Outubro, a Ilha do Sal, em Cabo Verde, estreia-se como Capital dos Portos de Língua Portuguesa.

O evento, em modo presencial e online, vai decorrer no Hilton Cabo Verde Sal Resort (na foto), abrindo com as intervenções de Ireneu Camacho (Presidente da APLOP), Zacarias da Costa (Secretário-Executivo da CPLP - Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), Júlio Lopes (Presidente da Câmara Municipal do Sal), e Abraão Vicente (Ministro do Mar do Governo de Cabo Verde).

A reunião magna será encerrada por Carlos Jorge Santos, Ministro do Turismo e dos Transportes o Governo cabo-verdiano.

Tendo como epígrafe "Novos Desafios, Novas Oportunidades para os portos da Lusofonia", o programa estende-se por quatro painéis, a saber: Desenvolvimento de Negócio - Novas oportunidades para os portos; Portos (Verdes) do Futuro - desafios e oportunidades; O Direito Portuário nos Países da CPLP; Promoção e Estratégia de Internacionalização dos portos da CPLP.

História da Ilha do Sal

A ilha do Sal teria sido descoberta em 1460 pelos portugueses, como as demais ilhas orientais, carecendo o seu povoamento de uma data definida. Mas consta-se que antes dos portugueses, a ilha já era frequentada pelos Mouros devido às salinas, de onde provem o seu nome.

Sabe-se, no entanto, que os primeiros habitantes eram originários das ilhas de Boa Vista e São Nicolau que se dedicavam fundamentalmente à pesca e à criação de gado.

O povoamento efetivo da ilha teve lugar nos finais do século XVIII, por Manuel António Martins que permaneceu na ilha como administrador. Assim, posteriormente ele iniciou a exploração e exportação do sal.

A história da APLOP revisitada

Nas últimas duas semanas, revisitámos a história da APLOP, foco primacial nos seus congressos, conferências e reuniões intercalares. Uma longa viagem, do tamanho de onze anos e meio, da Associação dos Portos de Língua Portuguesa, fundada a 13 de Maio de 2011.

No dia em que se inicia o XIII Congresso da APLOP, preenchemos esta newsletter com a súmula da viagem efectuada.

XIII CONGRESSO DA APLOP TEM INÍCIO ESTA QUINTA-FEIRA

A 27 e 28 de Outubro, a Ilha do Sal, em Cabo Verde, estreia-se como Capital dos Portos de Língua Portuguesa

O evento, em modo presencial e online, vai decorrer no Hilton Cabo Verde Sal Resort, abrindo com as intervenções de Ireneu Camacho (Presidente da APLOP), Zacarias da Costa (Secretário-Executivo da CPLP - Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), Júlio Lopes (Presidente da Câmara Municipal do Sal), e Abraão Vicente (Ministro do Mar do Governo de Cabo Verde).
A reunião magna será encerrada por Carlos Jorge Santos, Ministro do Turismo e dos Transportes o Governo cabo-verdiano.

 Vídeo

Sobrevoando a Restinga e a cidade do Lobito (Angola)

 XIII Congresso da APLOP | Ireneu Camacho | ENAPOR – Portos de Cabo Verde

 XIII Congresso da APLOP | Eneida Gomes | ENAPOR – Portos de Cabo Verde

 XIII Congresso da APLOP | Joaquim Gonçalves | APDL

 XIII Congresso da APLOP | Ricardo Roque | A Marca APLOP – Novos Caminhos

 XIII Congresso da APLOP | António Santos | Estudo de Mercado dos Portos dos PALOP

 XIII Congresso da APLOP | Dinis Manuel Alves

 XIII Congresso da APLOP | Segundo período de debate

 XIII Congresso da APLOP | Debate

 XIII Congresso da APLOP | Apresentação do Painel 1

 Encerramento do XIII Congresso da APLOP

 XIII Congresso da APLOP | José Renato Ribas Fialho | ANTAQ

 XIII Congresso da APLOP | Cerimónia de Abertura | Ireneu Camacho

 XIII Congresso da APLOP | José Luís Cacho

 XIII Congresso da APLOP | Massoxi Bernardo | Porto de Luanda

 XIII Congresso da APLOP | Francisco Martins | Porto de Suape

 XIII Congresso da APLOP | Cerimónia de Abertura | Murillo Barbosa

 XIII Congresso da APLOP | Cerimónia de Abertura | Abraão Vicente

 XIII Congresso da APLOP | Cerimónia de Abertura | Jucelino Cardoso

 XIII Congresso da APLOP | Belmar da Costa | Curso de Introdução ao Shipping

 XIII Congresso da APLOP | Joaquim Piedade | Zona Franca do Dande

 Constituição da APLOP - João Carvalho (IPTM) e José Luís Cacho (APP)

Constituição da APLOP - João Carvalho (IPTM) e José Luís Cacho (APP)